Por que quando você liga de volta para um número ele não existe ou está fora de serviço?

É extremamente comum receber ligações de telemarketing durante o dia, mas quando essa ação se torna excessiva, incomoda o receptor dessas chamadas. Entretanto, quando você liga de volta, a chamada não completa ou o número não existe, mas por quê?

Homem frustrado no telefone, ele liga de volta para um número que não existe mais

Você liga de volta e o número não existe mais? Descubra o porquê! – Foto: Freepik/ND

Por que você liga de volta e esse número não existe?

Conforme o portal colombiano Pulzo, Call centers geralmente usam números temporários ou falsos para pesquisas, marketing ou fraudes. Logo após o uso, esses números são desativados, impossibilitando alguma forma de retorno.

Outra ação citada foi o spoofing, que consiste na falsificação de identidade para roubar dados. Os golpistas “disfarçam” os verdadeiros números para se parecerem com outro da região, como, por exemplo, colocar o DDD da cidade, o que aumenta as chances da vítima atender a ligação.

Pessoas trabalhando em um Call center

Call centers geralmente usam números temporários e quando você liga de volta, eles já não existem mais – Foto: Freepik/ND

Serviços de VoIP podem também ser o motivo das milhares de ligações que você recebe por dia, alguns serviços de telefonia pela internet (VoIP) permitem que uma empresa ou indivíduos realizem ligações a partir de um computador, smartphone, tablet ou outro dispositivo conectado à internet. Esses números podem ser desativados a qualquer momento.

Entretanto, o número que você pode estar tentando retornar pode, simplesmente, ter uma proteção contra chamadas indesejadas. Algumas empresas e pessoas utilizam serviços que bloqueiam chamadas de números desconhecidos.

O que fazer nessas situações?

Homem desligando uma ligação no telefone

O recomendável é não atender a essas ligações – Foto: KIENGCAN/ND

O portal Pulzo recomenda ignorar chamadas consideradas suspeitas e não retornar a ligação. Assim que possível, bloqueie o número e jamais compartilhe informações pessoais.

Além disso, o portal alerta sobre os perigos de atender a chamadas consideradas “spam”, pois podem fazer você perder tempo, fornecer informações pessoais para golpistas e aumentar ainda mais a quantidade de chamadas diárias, porque seu número pode ser incluído em listas de chamadas.

Números de telefones para evitar atender:

  • +27 (África do Sul): geralmente usado para enviar mensagens falsas de bancos, solicitando informações confidenciais com urgência;
  • +62 (Indonésia): comum em fraudes de empréstimos rápidos que parecem vantajosos;
  • +216 (Tunísia): associado ao envio de links maliciosos que podem roubar seus dados ou instalar malware no seu dispositivo;
  • +94 (Sri Lanka): os golpistas se passam por familiares ou amigos em apuros, pedindo dinheiro urgentemente;
  • +355 (Albânia): é utilizado para enviar mensagens de spam e phishing (um ataque que tenta roubar seu dinheiro ou a sua identidade fazendo com que você revele informações pessoais).
Bookmark the permalink.