Descubra três aves que produzem leite para alimentar filhotes

Flamingos produzem o próprio leite – Foto: Parque das aves/Reprodução/ND

O leite materno pode ser considerada uma característica marcante dos mamíferos, para diferenciá-los de outros animais. Entretanto, algumas espécies também compartilham essa habilidade, como os ornitorrincos.

Mas você sabia que existem aves que produzem leite? Ao longo da evolução, algumas espécies desenvolveram uma substância conhecida como leite de papo. Diferente do leite produzido por mamíferos, ele cumpre o mesmo propósito: nutrir e fortalecer os filhotes nos primeiros dias de vida.

O que é o leite de papo?

Essa substância, rica em proteínas e gorduras, é secretada a partir do revestimento do papo — uma espécie de bolsa localizada na garganta de algumas ave.

Segundo o Times of India, que conversou com veterinária Sarah Wagner, essa substância garante nutrientes essenciais enquanto os filhotes ainda são muito frágeis para se alimentar de outra forma.

Aves que produzem leite

Pombos e rolinhas

Presente em praticamente todos os lugares, os pombos e as rolinhas são talvez os exemplos mais conhecidos.

Pombo em uma calçada

Pombos são capazes de produzir leite – Foto: Internet/Reprodução/ND

Tanto machos quanto fêmeas produzem o “leite de papo”, que tem aparência espessa e esbranquiçada, responsável por cerca de 60% das proteínas ingeridas pelos filhotes na primeira semana.

A produção é controlada pelo hormônio prolactina — o mesmo responsável pela produção de leite em mamíferos.

Flamingos

Conhecidos pela beleza e elegância, os flamingos são outro exemplo de aves que produzem leite.

Flamingo próximo a água

O flamingo é uma das aves que produzem leite – Foto: Len/Pexels/Divulgação/ND

Os dois pais produzem uma secreção avermelhada rica em gordura, proteína e compostos que fortalecem a imunidade dos filhotes, que podem perder até 10% do próprio peso corporal no processo.

O tom vermelho vem dos carotenoides presentes na dieta da espécie, que também são responsáveis pela coloração característica das aves.

Pinguins-imperadores

Vivendo em condições extremas na Antártida, os pinguins-imperadores desenvolveram uma adaptação única para alimentar seus filhotes.

Famílias de pinguins junto com filhote

Os pinguins-imperadores, nativos da Antártida, apresentam uma dinâmica familiar notável  – Thomas Vijayan – Foto: Divulgação/Nature Photographer of the Year/ND

Enquanto a mãe parte para caçar após pôr o ovo, o macho fica responsável por incubá-lo e, se o filhote nascer antes do retorno da fêmea, ele produz uma substância rica em proteínas a partir do esôfago.

Esse “leite” improvisado mantém o filhote vivo até que a mãe volte com o alimento. Ela não é considerada exatamente o “leite de papo” mas serve ao mesmo propósito.

Bookmark the permalink.