‘Geni e o Zepelim’ vai ser protagonizado por Ayla Gabriela após críticas


Filme tinha sido criticado após escalar originalmente uma atriz cis para a personagem, uma prostituta travesti na peça ‘Ópera do Malandro’. Ayla Gabriela é a nova protagonista de ‘Geni e o Zepelim’
Divulgação
Ayla Gabriela é a nova protagonista do filme “Geni e o Zepelim”, adaptação da canção de mesmo nome de Chico Buarque. As gravações começam em breve na Amazônia.
A escolha de uma nova atriz para o papel acontece depois de críticas feitas à produção, que havia escalado a atriz cisgênero Thiná Duarte para a personagem, uma travesti na peça “Ópera do Malandro”.
O filme é a estreia de Ayla como protagonista em um longa-metragem. A atriz e bailarina já protagonizou os curta “Pássaro Memória” (2023), de Leonardo Martinelli, e “Defesa Pura” (2025), de George Pedrosa. Ela também dirigiu e atuou no curta “A corpa fala” (2020), e integrou o elenco de “Santo” (2023) e de “Girassóis” (2024).
O elenco conta ainda com Seu Jorge como o comandante do Zepelim, que se apaixona pela prostituta ribeirinha odiada pela comunidade local.
“Revelada a nossa Geni”, disse a diretora e roteirista Anna Muylaert (“Que horas ela volta?”), no Instagram. “A atriz Ayla Gabriela baphônica talentosa rainha.”
Initial plugin text
Críticas
A escolha de Thainá para interpretar a protagonista motivou críticas de artistas trans e do público geral. Afinal, a canção “Geni e o Zepelim” faz parte do musical “Ópera do Malandro”, de 1978. Não há especificação do gênero da personagem na letra da música, mas, na peça, Geni é uma travesti.
Com isso, a produção foi acusada de “transfake”, nome dado à escalação de atores cisgênero para interpretar personagens trans.
“Poxa, fico muito feliz com a notícia… mas uma atriz trans ou travesti dando vida a esse papel seria tão simbólico e poderoso.. Geni é uma personagem travesti”, comentou a atriz Gabriela Medeiros, a Buba de “Renascer”.
Thainá Duarte sai do elenco de ‘Geni e o Zepelim’
Divulgação/Rodrigo Reis
VÍDEO: Como pessoas trans já foram representadas no Oscar
Veja como pessoas trans já foram representadas no Oscar
Bookmark the permalink.