Poste todo iluminado e carregador em ponto de ônibus: cidade do ES terá primeira avenida inteligente


Segundo a Prefeitura da Serra, na Grande Vitória, iniciativa tem por objetivo aumentar a segurança e reduzir tempo no trânsito em uma das principais avenidas do município. Cidade do ES terá avenida inteligente
Motoristas e pedestres que passam pela Avenida Eudes Scherrer de Souza, em Laranjeiras, na Serra, Grande Vitória, já podem notar uma mudança curiosa nos semáforos. Agora, além da luz no sinaleiro, todo o braço da estrutura acende na mesma cor indicada. Assim, mesmo à distância — ou até em uma imagem aérea (veja no vídeo acima) — é possível identificar a cor do sinal.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo a Prefeitura da Serra, a instalação faz parte da primeira etapa do projeto Avenida Inteligente, com objetivo de aplicar soluções tecnológicas no trânsito da cidade.
Os novos semáforos têm sistemas luminosos auxiliares instalados tanto no braço projetado sobre a avenida quanto na coluna onde ficam os equipamentos convencionais. A proposta é ampliar a visibilidade da fase semafórica (verde, amarelo ou vermelho) em até 300 metros.
Ainda de acordo com a prefeitura, essa mudança pode ajudar a evitar acidentes causados por distração ou desrespeito à sinalização.
LEIA TAMBÉM:
Região das Montanhas Capixabas vai ganhar aeroporto 24h para receber voos diários de pequeno e médio portes;
VÍDEO: caminhão a serviço do DER-ES é flagrado transportando trabalhadores na caçamba.
Além dos carros, os pedestres serão beneficiados. Além dos postes quase todos iluminados, estão sendo instaladas barras luminosas no chão, próximas ao meio-fio, que reproduzem a mesma cor da sinalização dos semáforos para pedestres.
Um risco luminoso é projetado no chão. A ideia é chamar a atenção de quem estiver distraído, como pessoas olhando para o celular. O recurso busca facilitar a travessia especialmente para idosos e pessoas com deficiência. O risco vermelho serve para impedir a passagem de pedestres, enquanto que o verde indica passagem liberada.
Avenida Eudes Scherrer de Souza, em Laranjeiras, na Serra
Willian Alcântara/Prefeitura da Serra
Outro destaque do projeto é o uso de botoeiras inteligentes, que identificam quando a pessoa que aciona o botão é idosa ou tem mobilidade reduzida, ajustando automaticamente o tempo de travessia, garantindo mais tempo para que o pedestre atravesse com mais segurança.
Se uma pessoa com problema de mobilidade acionar o botão, o semáforo de pedestres ficará aberto por um tempo maior, para a passagem mais segura.
Bikes compartilhadas
As bicicletas compartilhadas — serviço que já está disponível em Vitória e Vila Velha — também têm previsão de chegar ao município da Serra. Segundo a prefeitura, a novidade integra o projeto da Avenida Inteligente, que começou a ser implantado na Avenida Eudes Scherrer de Souza, em Laranjeiras, e também conta com outras intervenções tecnológicas.
Estão previstas seis estações de bicicletas compartilhadas ao longo da avenida e outras quatro na orla de Jacaraípe. A data para início das operações ainda não foi revelada, mas a gestão municipal garantiu que “está em fase final de negociações com a empresa que vai oferecer o serviço”.
Carregador de celular no ponto de ônibus
Somente quem já viveu a aflição de estar em um ponto de ônibus com a bateria do celular chegando ao fim sabe o que é desejar ter um lugar para dar uma carga no aparelho. Na Serra, os pontos de ônibus da Avenida Eudes Scherrer de Souza, em Laranjeiras, vão passar a contar com carregadores, alimentados por energia solar. A estrutura está em fase inicial de implantação.
Os novos abrigos de ônibus terão painéis solares fotovoltaicos e entrada USB para que os passageiros possam carregar seus celulares enquanto aguardam o transporte coletivo. Segundo a Prefeitura da Serra, a medida busca oferecer mais conforto e praticidade para quem depende do transporte público.
Projeto Avenida Inteligente
Nos cruzamentos da Eudes Scherrer com a Avenida Norte-Sul, será implementado um sistema adaptativo que usa sensores no asfalto ou câmeras para medir o fluxo de veículos em tempo real.
Com esses dados, os tempos de abertura e fechamento dos sinais serão ajustados automaticamente, conforme o volume de tráfego. Isso significa que vias mais movimentadas poderão ter o sinal verde por mais tempo, melhorando a fluidez do trânsito, com a chamada “onda verde”.
A modernização dos semáforos faz parte de um conjunto maior de iniciativas. Segundo a Prefeitura da Serra, a ideia é transformar a Eudes Scherrer na primeira avenida inteligente do Espírito Santo. O projeto inclui ainda:
Iluminação pública de LED com controle de intensidade;
Sensores de fluxo de veículos, que permite um ajuste do tempo dos semáforos;
Pontos de bicicleta compartilhada;
Pontos de carregamento para carros elétricos;
Câmeras de vigilância com reconhecimento facial;
Pontos de ônibus com carregador de celular alimentado por energia solar.
“Inovação na veia! Seguimos em busca de avanços para que nossa cidade se torne cada vez mais uma cidade moderna e inovadora. Logo, logo teremos a oportunidade de entregar ao Espírito Santo a primeira avenida 100% inteligente do nosso Estado”, afirmou o prefeito Weverson Meireles (PDT).
Ainda segundo o prefeito da Serra, a iniciativa foi planejada na gestão anterior e está na fase inicial de implantação, pois contará com muito mais soluções tecnológicas para a cidade.
A Secretaria Municipal de Obras informou que outras intervenções devem seguir ao longo da avenida, como faixas de pedestres com iluminação própria e mais pontos de monitoramento. A expectativa é que, quando concluído, o projeto sirva de modelo para outras vias da cidade e do Estado.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Bookmark the permalink.