Frio extremo no Sul: mínima de -3,2 °C registrada em São Joaquim

Geada em São Joaquim (SC).MYCCHEL LEGNACHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

A semana tem sido marcada por intensas ondas de frio no Brasil, especialmente nas áreas de maior altitude da Região Sul. Segundo o Climatempo, nesta quarta-feira (30), São Joaquim (SC) registrou a mínima de -3,2 °C na estação Caminhos da Neve, segundo a Epagri/Ciram.

Esse frio vem sendo provocado por uma massa de ar polar que cobre o país desde o início da semana, favorecendo o resfriamento noturno, a formação de geadas e marcas negativas nos termômetros.

A sequência de mínimas negativas começou na segunda-feira, com -2,3 °C em São José dos Ausentes (RS). Na terça-feira, os destaques foram:

  • São Joaquim (SC): -1,9 °C
  • Urubici (SC): -1,4 °C
  • General Carneiro (PR): -0,1 °C

Nesta quarta-feira, além dos -3,2 °C em São Joaquim, Urupema (SC) marcou -1,6 °C. Esse padrão de frio é típico do outono nas áreas mais altas do Sul, onde os primeiros episódios intensos de queda de temperatura costumam ocorrer antes mesmo do inverno oficial.

Cidades como São Joaquim, Urubici, Urupema, São José dos Ausentes e General Carneiro estão localizadas em altitudes acima de 1000 metros, fator que favorece um resfriamento intenso à noite.

Em noites de céu limpo, ar seco e ventos calmos, acontece o chamado resfriamento radiativo — o calor do solo se dissipa rapidamente, provocando quedas bruscas nas temperaturas. Além disso, essas localidades frequentemente estão em vales e planaltos, onde o ar frio tende a se acumular, intensificando ainda mais o frio. Como exemplo, São Joaquim já registrou impressionantes -5,5 °C em junho de 2024.

O frio vai continuar pelo menos até sexta-feira (2/05). A massa de ar polar continuará sobre o Sul do Brasil, mantendo as temperaturas baixas e favorecendo a ocorrência de geadas, principalmente em áreas elevadas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Contudo, a partir do fim de semana, a tendência é que o ar frio perca força gradualmente, permitindo uma elevação das temperaturas durante as tardes — embora noites e madrugadas sigam geladas nas serras por mais alguns dias.

Bookmark the permalink.