Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 36 milhões em Macapá, aponta pesquisa 


Presentes devem custar em média R$ 150. Itens de perfumaria lideram a preferência de compra, diz Fecomércio.  Centro comercial de Macapá aparece como o principal local de compras
Rafael Aleixo/g1
Dados divulgados pelo Instituto Fecomércio Amapá apontam que, em 2025, o preço médio do presente de Dia das Mães será de R$ 150. A expectativa é que a data, comemorada anualmente no 2º domingo do mês de maio, movimente cerca de R$ 36 milhões na economia de Macapá. 
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A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 30 de abril, com 400 potenciais consumidores da capital. Desses, 80% informam que pretendem comprar algum produto para presentear no Dia das Mães. Itens de perfumaria lideram a lista, com 35% das intenções de compra. Seguido de: 
Vestuário com 33%; 
Calçados 23%; 
Bolsas, carteiras e acessórios 12%; 
Eletrodomésticos 10%. 
A data, carregada de simbolismo, faz com que outras mulheres do núcleo familiar também sejam presenteadas. 58% das pessoas planejam adquirir um presente; 30% dois presentes; e 10%, até três itens. O ticket médio ficou da seguinte forma: 
O ticket médio por presente está estimado em R$ 150
12% dos consumidores pretendem desembolsar até R$ 100; 
35% devem gastar entre R$ 101 e R$ 200;
23% entre R$ 201 e R$ 300;
6% entre R$ 301 e R$ 400
24% planejam compras acima de R$400. 
Forma de pagamento
A forma de pagamento mais apontada foi à vista em dinheiro com 30%, seguida por cartão de débito 20% e PIX 20%. As compras parceladas no cartão de crédito representam 28% das intenções, enquanto 2% afirmaram que pretendem comprar no crediário, carnê ou boleto.
Local de compra
Centro comercial de Macapá: 62%;
Lojas de shopping: 22%; 
Lojas de bairro e galerias: 12%;
Encomendas: 10%;
Compras pela internet: 8%. 
Segundo o estudo, o domingo deve ser marcado pela entrega dos presentes e comemorações que se dividem entre ficar em casa, na casa de familiares e amigos e idas a restaurantes. 
A Fecomércio informou ainda que a data é considerada de grande movimentação no centro comercial. Ficando atrás pela do Natal. A pesquisa busca conhecer os consumidores que vão às compras, para ser fornecido o melhor atendimento.
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