Dia das Mães é considerado feriado nacional? Saiba seus direitos

Foto de um calendário de maio de 2025 ao lado de uma mãe beijando seu filho na bochecha para ilustrar a matéria que explica se Dia das Mães é considerado feriado nacional ou não.

Dia das Mães é comemorado em todo território nacional e movimenta bastante a economia. – Foto: Izabela Piazza/ND/William Fortunato/Pexels

Considerada uma das datas mais especiais do ano, o Dia das Mães celebra a importância das mães na vida de seus filhos. No entanto, alguns trabalhadores ficam em dúvida se o Dia das Mães é considerado feriado nacional ou não.

Pensando nisso, preparamos um guia completo para explicar se a data é, de fato, um feriado ou apenas um dia comemorativo e como isso pode impactar a jornada de quem trabalha no fim de semana.

Dia das Mães é considerado feriado nacional ou data comemorativa?

O Dia das Mães não é considerado feriado nacional, conforme a Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nº 9.783 publicada no Diário Oficial da União.

Nesse caso, a data é somente comemorativa, para homenagear as mães, não impactando na jornada do trabalhador. Em 2025, o Dia das Mães será celebrado no segundo domingo de maio, dia 11.

Além do Brasil, outros países também vão comemorar a data no dia 11 de maio, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Itália e Turquia. No entanto, há países que comemoram, sim, a data, mas em outro dia do mês ou do ano.

O Dia das Mães foi oficializado em 1932 por meio de um decreto instituído pelo então presidente Getúlio Vargas. Desde então, a data passou a ser celebrada todos os anos em homenagem às mães brasileiras.

Bookmark the permalink.