Produtores colhem lúpulo, planta fundamental para indústria cervejeira


A produção de lúpulo ganha cada vez mais espaço nas produções do interior de São Paulo, mesmo com o desafio do clima, a semente está conseguindo atender a produção artesanal da cerveja, diminuindo a necessidade de importação. Produção de lúpulo ganha cada vez mais espaço nas produções do interior de São Paulo
TV TEM/Reprodução
Um dos ingredientes principais para a fabricação da cerveja é o lúpulo. A planta tem conquistado mais espaço nas plantações no interior de São Paulo. O fruto é responsável pelo amargor, aroma e conservação da bebida. Originária de regiões frias, os produtores tiveram que adaptá-la ao clima brasileiro.
Em Fartura (SP), o produtor José Mário Dulicia cultiva lúpulo há oito anos em três hectares. Para garantir que a planta tenha um bom desenvolvimento, ele investiu em iluminação artificial nos primeiros estágios do cultivo. Com manejo aprimorado, a expectativa deste ano, segundo José, é que consiga colher até 1,5 toneladas por hectare, mais que o dobro do que foi colhido na safra anterior.
A planta é capaz de produzir por vários anos e, após a colheita, José Mário leva as flores para o beneficiamento na própria fazenda. Elas são separadas dos ramos, e secam por 10 horas. Depois, são transformadas em pequenos graos. O quilo pode custar entre R$ 160 e R$ 230, dependendo da variedade.
Um outro produtor em Itapetininga (SP), José Carlos Vieira Pinheiro, cultiva dois hectares com seis tipos de lúpulo. A sua produção de verão já foi colhida e a de outono ainda está no início. A expectativa é alcançar 750 quilos por hectare, com planos de aumentar a produção e investir em mais qualidade nos próximos anos.
Mesmo com os desafios, como o clima e estrutura, os produtores veem um grande potencial no cultivo de lúpulo nacional, especialmente para atender à crescente demanda das cervejarias artesanais.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Título Genérico do Nosso campo: Colheita de Lúpulo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Bookmark the permalink.