Em Cruzeiro do Sul, banhistas aproveitam balneário ponto turístico para pescar: ‘tira-gosto’


Novo hábito vem ganhando força entre frequentadores do Igarapé Preto. Pesca é feita de várias formas como: tarrafa, caniço e até mesmo com garrafa plástica. Banhistas do Igarapé Preto aproveitam e já fazem pescaria no local
Carla Carvalho/ Rede Amazônica
O balneário Igarapé Preto, conhecido ponto turístico de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, é um dos destinos favoritos de quem busca lazer, contato com a natureza e se refrescar do calor da cidade. O local é um dos mais visitados no município e os banhistas estão aproveitam o momento espaço para peixes e já prepararam o tira-gosto. (Veja a reportagem completa abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O balneário fortalece o turismo ecológico e a economia local no Vale do Juruá, nos feriados e fins de semana, e recebe, além dos moradores da cidade, turistas de várias regiões que aproveitam a tranquilidade das águas escuras. Nos últimos dias, o que tem chamado atenção é um hábito que vem ganhando força entre os frequentadores: pescar o próprio peixe, assar e saborear ali mesmo.
LEIA TAMBÉM
Pescador flagra peixe elétrico de 1,6 metro em igarapé no interior do Acre e imagem chama atenção da web
O pedreiro Gevaldo Andrade comentou que quando sai de casa já vai levando sua tarrafa, que é uma rede circular utilizada para capturar peixes. “É almoço aí, tem que dar uma pescadazinha. O pessoal fala que está dando uma piabazinha, viemos tomar um banho e já trouxemos a tarrafa também” (sic), explicou.
Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul é um dos maiores pontos turísticos de Cruzeiro do Sul
Carla Carvalho/Rede Amazônica
A dona de casa Rosane Nascimento também confirmou que não vai ao Igarapé Preto apenas para tomar banho. “Não é só tomar sol não. É pescar piaba e comer. A gente não estraga não, nós tratamos tudinho, eu e as minhas vizinhas, aí a gente frita e come lá na beira da rua. Tô tirando o gosto com a cervejinha”, confessou.
O eletricista Francisco Bonfim atestou que o peixe como tira-gosto com uma cerveja é o que ele busca ao frequentar o ponto turístico.
“Um banhozinho legal, uma cervejinha que é de lei né, pra refrescar. Um dos pontos que eu mais gosto é pescar, pescando pra mim tá bom demais e pegando melhor ainda”, disse.
Os métodos para pescar são os mais variados. Não importa se é com anzol ou tarrafa, cada pescador escolhe a forma que mais se identifica. Alguns, inclusive, já estão aderindo à uma nova modalidade: a pesca usando apenas uma garrafa plástica.
A autônoma Ednarlene Silva vai principalmente ao balneário para pescar. “A maioria pega na tarrafa. Eu pesco de caniço [cana fina e comprida usada para pescar]. Pesco de linhazinha, de litro, pegando no litro”, alegou ela.
Igarapé Preto chama a atenção pelas águas escuras e geladas em Cruzeiro do Sul
VÍDEOS: g1
Bookmark the permalink.