Você está dirigindo errado: veja as velocidades médias em que você deve trocar cada marcha

na foto aparece uma mão na marcha manual tentando dar velocidade ao carro

As velocidades de um carro depende do número da marcha que o motorista aciona – Foto: Freepik/ND

A marcha de um carro é uma parte fundamental do sistema de transmissão do veículo. É importante ter atenção ao uso porque esse sistema influencia diretamente no consumo de combustível e no bom desempenho do carro.

Não existe uma regra de qual momento correto para fazer a troca de marcha do carro porque dependendo do motor. Geralmente a velocidade entre primeira e segunda marcha fica entre 15 até 25 km e entre a terceira e quarta fica entre 40 a 60 km/h.

Essa troca pode variar bastante já que um veículo 1.0 vai exigir que a mudança de marcha ocorra em velocidades menores do que um modelo 1.8.

  • Primeira para segunda marcha: entre 15 a 25 km/h.
  • Segunda para terceira marcha: entre 25 a 40 km/h.
  • Terceira para quarta marcha: entre 40 a 60 km/h.
  • Quarta para quinta marcha: acima de 60 km/h.

Essas faixas de velocidade são aproximadas e podem variar. É importante observar o motor e o comportamento do carro, que são bons indicadores de quando trocar a marcha.

Como funciona a marcha de um carro e as velocidades?

A marcha de um carro faz parte de um sistema de câmbio, mecanismo responsável pela distribuição de torque ao motor. Cada nível, ou número de marcha dita a força e a velocidade que são transferidas às rodas.

Quando a rodagem ocorre em marchas mais baixas, o carro está com pouca velocidade, mas com alta potência. Isso ocorre durante a fase de aceleração.

na foto aparece uma marcha manual para o motorista passar a velocidade que se deve

Marcha manual ainda vem em grande parte dos veículos desenvolvidos no Brasil – Foto: Freepik/ND

Quando ocorre em marchas mais altas, a partir da terceira marcha, o carro roda em velocidades maiores, porém com menor potência e aceleração. Outra função da marcha de carro é a de alterar o sentido de rotação das rodas, ou seja, quando a ré é engatada.

Tipos de transmissão

Atualmente, é possível encontrar veículos com quatro tipos distintos de câmbio, sendo eles: manual, automático, automatizado e CVT.

Entenda melhor sobre cada um deles abaixo:

  • Manual: é a opção mais comum no mercado. Aqui, utiliza-se a embreagem e uma alavanca para selecionar a marcha desejada;
  • Automático: como o próprio nome já diz, o acionamento da embreagem e a troca de velocidade ao engatar as marchas no carro com câmbio automático são feitas automaticamente, sem a necessidade de intervenção do motorista. Este, precisa apenas controlar a velocidade e o freio;
  • Automatizado: são utilizados sensores elétricos para realizarem a leitura do motor do veículo. Estes, por sua vez, identificam as mudanças de velocidade e enviam sinais para os atuadores hidráulicos, responsáveis por acionar a troca de marchas automaticamente;
  • CVT: aqui, não há um número fixo de marchas e o veículo roda como se existisse uma infinidade delas. As trocas de marchas acontecem de forma virtual, variando de acordo com a velocidade do veículo e não limitadas pelos giros do motor.

Como passar a marcha corretamente?

Apesar de ser uma tarefa comum, a mudança de marcha de carros pode ser um desafio para alguns motoristas, principalmente os iniciantes. Veja um passo a passo para realizar a troca corretamente.

Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem. Veja um passo a passo para realizar a troca corretamente.

  • Tire o pé do acelerador;
  • Pise na embreagem até o final;
  • Coloque a marcha na posição desejada;
  • Solte o pé da embreagem ao mesmo tempo em que volta a pisar no acelerador;
  • Tire o pé da embreagem e mantenha o acelerador pressionado.

Lembre-se de nunca pisar na embreagem e acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro pode dar um tranco no momento que você tirar o pé da embreagem.

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