A saúde do coração pode ser definida durante a gestação


Obesidade, tabagismo e, depois do nascimento, alimentação com fórmula artificial são fatores de risco na vida adulta. O risco cardiovascular de um indivíduo pode começar a ser delineado antes mesmo do seu nascimento, de acordo com pesquisa publicada no fim de março na JAMA Network Open. Estudo feito com 1.333 crianças descobriu uma relação entre o fato de suas mães serem obesas, fumantes durante a gravidez, além de os bebês terem sido alimentados com fórmula infantil – e não leite materno – nos primeiros seis meses de vida, e o risco aumentado para a saúde cardiovascular na infância e adolescência.
Obesidade e tabagismo na gravidez e, depois do nascimento, alimentação do bebê com fórmula artificial são fatores de risco para a doença cardiovascular
Pixabay
Os pesquisadores afirmaram que, apesar de os indicadores de saúde cardiovascular negativos serem modestos na infância, essa pequena diferença estava associada a um aumento de 20% de doença coronariana e morte na vida adulta.
O trabalho endossa as diretrizes da Associação Americana do Coração (American Heart Association, ou AHA), que lista atividade física, alimentação balanceada e controle do nível de glicose no sangue como fatores críticos para garantir a saúde ao longo a existência. Intervenções durante a gravidez e no início da infância podem evitar problemas futuros.
Em 2010, a entidade estabeleceu um novo modelo para a manutenção da saúde cardiovascular, focado na prevenção. O sono foi o último item a ser incluído na lista, em 2022, depois que os estudos não deixaram dúvidas sobre a sua importância para o equilíbrio do organismo. São “Os 8 pontos essenciais da vida” (“Life´s Essential 8”):
Dieta balanceada
Atividade física
Exposição à nicotina, que engloba não fumar nem ser exposto ao tabagismo à droga
Sono de qualidade
Índice de massa corporal, que se traduz em manter um peso adequado
Lipídios no sangue: controlar os níveis de colesterol para evitar o acúmulo de placas nas artérias
Glicemia: manter os níveis de açúcar no sangue dentro do limite para prevenir o diabetes
Controle da pressão arterial
Não custa adicionar outros componentes que também são fundamentais: saúde mental, ou seja, nutrir um sentimento de bem-estar e ter um propósito de vida; e os chamados determinantes sociais, que se traduzem em acesso a emprego, educação, alimentação, moradia e saúde de qualidade. Haja coração!
Exercícios físicos podem ajudar a saúde do coração
Bookmark the permalink.