Alunos de escola em Porto Feliz viram ‘repórteres mirins’ em projeto que estimula leitura, expressão e criatividade


Projeto da Escola Municipal Vilma Fernandes Antônio, em Porto Feliz (SP) envolveu estudantes, famílias e professores em atividades que produziam reportagens e telejornais. Alunos de escola em Porto Feliz viram ‘repórteres mirins’ da TV TEM
Alunos da Escola Municipal Vilma Fernandes Antônio, em Porto Feliz (SP), tiveram a oportunidade de viver a experiência de atuar como jornalistas. Eles produziram reportagens, realizaram entrevistas com familiares, colegas e participantes do projeto, além de apresentarem detalhes sobre a rotina e estrutura da escola.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Entre os entrevistados pelos “repórteres mirins” esteve o diretor da unidade, Luciano Guedes. Ele explicou que o projeto “A Voz do Jornalista” foi criado com o objetivo de envolver todos os estudantes em uma competição. Os melhores “jornalistas” serão premiados com um passeio especial, que proporcionará às crianças uma vivência mais próxima do universo da televisão.
“Instigar os alunos a fazerem a leitura por prazer. A abordagem é para todos os alunos da escola, praticamente, do 2º ao 9º ano. Mas é uma competição. O aluno precisa ler muito bem, ter uma boa dicção. E agora nós vamos ter a final desta competição onde todos os vídeos serão apresentados e terá uma banca examinadora que vai escolher o melhor vídeo, a melhor apresentação, a melhor postura. Além de algumas premiações, os quatro campeões irão no estúdio da TV TEM acompanhar ao vivo um telejornal”, anuncia.
Luciano Guedes, diretor da Escola Municipal Profª Vilma Fernandes Antônio, em Porto Feliz (SP), disse que a intenção do projeto era instigar os alunos à leitura
Fernando Bellon/TV TEM
Lucas Miqueias, de 7 anos, foi um dos estudantes que fez o teste para apresentador de um jornal. Ele foi entrevistado por outro estudante, Taylor Felipe, de 13 anos, que quis saber como foi a experiência para o colega.
“Foi legal. Eu fiquei nervoso na hora, mas eu consegui”, comemorou Lucas.
Alunos ficaram responsáveis por entrevistar e apresentar reportagens
Fernando Bellon/TV TEM
Alicia Vitória Correa Trentin, de 8 anos, segurou firme o microfone da TV TEM e entrevistou a professora Caroline Castro dos Santos, que ficou responsável pela gravação das apresentações.
“O objetivo é instigar a vontade da leitura e também as crianças conhecerem o jornalismo. E conforme eles gostem das coisas, vejam as qualidades deles, eles podem atribuir à uma profissão tão linda como o jornalismo”, pontuou a professora.
A atividade foi para além dos muros da escola e contou com a participação da família dos estudantes. Cristiane Santos de Almeida, mãe da aluna Melissa, disse que encenou com a filha a apresentação de jornais para que a menina pudesse ficar menos tímida diante das câmeras.
“A família inteira se envolveu com esse projeto. Em casa, eu e o pai dela fizemos vários joguinhos de entrevistas, ela sentava na mesa, a parte dela era de âncora de jornal. Fizemos algumas dinâmicas para ‘quebrar o gelo’ e ficar bem concentrada, mas não tão apreensiva para fazer a gravação”, explica.
Alguns estudantes também tiveram a oportunidade de sair da escola e gravar reportagens nas ruas da cidade.
“Foi bem interessante ir na praça e na igreja para conhecer um pouco da cultura de Porto Feliz, que eu não conhecia. Me senti bem seguro indo lá. Eu gostei bastante e me ajudou, já que sou bem tímido, me ajudou gravar”, ressaltou o estudante Jhonatan Pontes.
Estudantes puderam ser ‘âncoras’ de telejornal no projeto
Fernando Bellon/TV TEM
Estudantes foram às ruas de Porto Feliz (SP) para desenvolver reportagens em pontos históricos da cidade
Fernando Bellon/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.