Do Peru ao trono de São Pedro: quem é Robert Prevost, que se torna o Papa Leão XIV

Dom Robert Francis Prevost, no Papa

Roberto Prevost escolheu ser chamado pelo nome de Leão XIV – Foto: Divulgação/Vatican News/ND

O cardeal Robert Prevost é o novo Papa da Igreja Católica. Escolhido após horas de conclave, o religioso é o primeiro norte-americano a ocupar o posto.

O anúncio oficial aconteceu às 13h07, no horário de Brasília. O conclave iniciou no dia 7 de maio, nove dias após o sepultamento do sucessor, Jorge Mario Bergoglio, que morreu em 21 de abril.

Para ser eleito papa, o candidato precisava somar dois terços dos votos. Segundo informado pelo Vaticano, 133 cardeais participaram da escolha, anunciada nesta quinta-feira (8), com a soltura da fumaça branca na Capela Sistina.

Robert Prevost, novo Papa

Robert Prevost presidiu o terço pela saúde de Francisco, durante sua doença – Foto: Vatican News/ND

Quem é Robert Prevost, o novo papa da Igreja Católica

Ligado à vertente agostiniana da Igreja Católica e prefeito do Dicastério para os Bispos, Dom Robert Prevost tem 69 anos e é natural de Chicago, nos Estados Unidos.

Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho e emitiu os votos solenes em agosto de 1981. Seis anos depois, conquistou o título de Doutor em Teologia. Sete anos depois, foi enviado à missão de Trujillo, da qual foi diretor do projeto de formação comum dos aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. A missão durou 11 anos.

Robert Francis Prevost é o primeio papa norte-americano – Foto: Divulgação/Vatican News/ND

Anos depois, foi nomeado Prior Provincial da sua Província “Mãe do Bom Conselho”, em Chicago. Depois, foi nomeado Prior Geral, tornando-se responsável pelos processos de planejamento e gestão da Ordem Agostiniana ao redor do mundo.

Relação com Papa Francisco

Em 3 de novembro de 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, pelo Papa Francisco. Neste período, o Dom Robert Francis Prevost foi nomeado bispo titular de Sufar. Em 12 de dezembro de 2014, foi ordenado bispo de Chiclayo.

Em 2023, Prevost foi chamado por Francisco, que lhe concedeu o título de arcebispo. Dom Robert Prevost acompanhou o pontífice argentino durante suas últimas viagens oficiais. No período de doença do Papa Francisco, foi Prevost quem presidiu o terço pela saúde do então pontífice, em março de 2025.

Bookmark the permalink.