Gravação mostra que idoso espancado ao observar queda de bicicleta tentou ajudar: ‘Tô perguntando se machucou’


João Muniz está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Gurupi. Uma câmera de segurança flagrou o momento que o idoso foi agredido. Áudio de gravação mostra idoso perguntando se jovem se machucou antes de ser agredido
O áudio da gravação de uma câmera de segurança mostra que o idoso espancado ao presenciar uma queda de bicicleta tentou ajudar o casal que havia caído. João Muniz, de 75 anos, está intubado na UTI de um hospital em Gurupi, no sul do estado, após ser espancado com chutes e socos.
Na gravação é possível ouvir o idoso tentando conversar com o suspeito após o acidente: “Eu só tô perguntando se machucou [sic]”, disse o idoso antes de ser empurrado da bicicleta. Depois disso, o homem começa a agredir o idoso e responde: “Olha o que eu machuquei aí”.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a família, o idoso se preocupou com o suspeito e a companheira dele após o acidente.
“Ele [João] é uma pessoa do bem, não quis prejudicar ninguém, apenas viu o acontecido e perguntou se havia machucado e se precisava de ajuda. Ele não imaginava que a pessoa era daquele tipo, porque se soubesse jamais teria parado para ajudar”, contou parente, que pediu para não ser identificado.
A agressão aconteceu na tarde do dia 3 de maio, no setor Vila Nova. O suspeito de 20 anos foi preso em flagrante por lesão corporal grave, após uma câmera de segurança flagrar o momento das agressões.
João Muniz está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Gurupi. Conforme a família, ele precisou ser intubado.
Homem agride idoso em rua de Gurupi
Reprodução/TV Anhanguera
O aposentado mora em Gurupi, com uma filha, além de ter outros quatro filhos. De acordo com a família, ele é uma pessoa alegre e gosta de trabalhar.
“Ele é aposentado e mora com minha irmã mais velha, mas gostava de trabalhar, com bicos de pedreiro e ajudante. Uma pessoa alegre e dura, muito firme mesmo com a idade. Estamos sofrendo, a família toda está muito triste com isso, pedindo a Deus, com os pastores, pela vida dele”, disse o parente.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o idoso segue internado sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade, recebendo toda a assistência necessária.
LEIA MAIS
Vídeo mostra idoso sendo agredido com socos e chutes após parar em rua e observar queda de ciclistas
Idoso agredido com socos e chutes após observar casal cair de bicicleta está intubado em estado grave, diz família
Relembra as agressões
Nas imagens registradas no último domingo (3) é possível ver o João Muniz descendo a Rua 3 em uma bicicleta. O suspeito e uma mulher seguiam na mesma direção, em outra bicicleta, até baterem no meio-fio e caírem.
João Muniz parou do outro lado da rua e ficou observando o casal, quando o suspeito se aproximou e o agrediu com socos e chutes.
A vítima foi encontrada inconsciente, com lesões na cabeça e sangramento no nariz e na boca. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferido para o Hospital Regional de Gurupi.
João Muniz de 75 anos agredido com socos e chutes em Gurupi
Arquivo pessoal
Durante o depoimento, após ser levado à delegacia, o suspeito alegou que estava passando pela via de bicicleta com sua companheira quando, ao caírem da bicicleta, foi surpreendido com um murro no rosto pela vítima. E por isso, teria revidado a agressão contra o idoso.
O vídeo, por outro lado, mostra o homem indo em direção ao idoso e iniciando as agressões. A vítima tenta revidar, mas é atingida com um soco e cai. Logo depois, o agressor ainda dá um chute na cabeça do idoso.
Segundo a SSP, testemunhas informaram a identidade do suspeito, que foi localizado e preso. Ele foi autuado em flagrante por lesão corporal de natureza grave e encaminhado para a Unidade Prisional de Gurupi, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso está sendo investigado pela 87ª Delegacia de Polícia de Gurupi.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Bookmark the permalink.