Nem ADD, nem FULL: veja qual nível de óleo do motor é o ideal para o seu carro

na moto aparece um mecânico medindo o nível do óleo do motor do carro com uma vareta

Mecânico mede nível do óleo do motor do carro – Foto: Freepik/ND

Um motor moderno é composto por muitos componentes e peças. Cada componente tem funções específicas, sendo que o sistema de lubrificação controla a pressão e nível de óleo do motor através da bomba.

A lubrificação é essencial para reduzir o atrito e resfriar adequadamente o motor. Esses motores modernos são mais leves e dissipam o calor de forma eficiente, mas também estão mais suscetíveis a desgastes.

Por que você não deve encher o nível de óleo do motor?

As lacunas muito pequenas no sistema de lubrificação significam que até mesmo pequenas quantidades de sujeira ou detritos podem permanecer e causar danos.

O nível de óleo do motor que tenha baixa qualidade leva a um desgaste muito rápido se não for lubrificado de forma correta.

Muitas vezes, até mesmo os profissionais podem adicionar muito lubrificante ao nível de óleo do motor e isso pode ter consequências negativas. É uma boa ideia sempre ter cuidado.

O que pode acontecer se eu adicionar muito óleo?

Dependendo do tipo de óleo do motor, do próprio motor e da quantidade de óleo que foi colocada em excesso podem ocorrer vários problemas:

Indicador de verificação do motor – Desempenho reduzido

Quando há muito óleo, o virabrequim pode ter dificuldade para girar, resultando em mau funcionamento do motor, perda de desempenho e até problemas de partida.

na foto aparece um mecânico avaliando o nível de óleo do motor

Mecânico avalia qual pode ser o problema no motor do carro – Foto: Freepik/ND

Formação de bolhas e desgaste de componentes

O excesso de óleo do motor pode formar espuma e reduzir sua capacidade de lubrificar os componentes. As peças metálicas do motor podem se desgastar prematuramente e a bomba de óleo também pode ser danificada.

Aumento da pressão do óleo e vazamentos

Embora muitos acreditem que mais pressão do óleo seja benéfica, na realidade, o excesso de pressão pode causar vazamentos nas vedações, deixando certas partes do motor sem lubrificação adequada.

Acúmulo de óleo na entrada de ar

O excesso de óleo do motor pode acabar no sistema de admissão e causar queimaduras, fumaça azul no escapamento e velas de ignição sujas.

Como posso verificar se coloquei muito óleo?

Siga estas etapas para verificar se o seu motor está cheio demais de óleo:

  • Estacione o carro em terreno plano.
  • Abra o capô e encontre a vareta de nível de óleo.
  • Retire o ponteiro, limpe-o e coloque-o de volta no lugar.
  • Retire-o novamente e verifique o nível do óleo.

As varetas de nível de óleo têm duas marcações: ADD (adicionar óleo) e FULL (nível de óleo cheio). O óleo deve estar entre essas duas linhas. Se exceder o limite FULL, então há muito óleo.

Como faço para remover o excesso de oleosidade?

Se você perceber que o motor tem muito óleo, você pode removê-lo das seguintes maneiras:

  • Usando a porca de drenagem de óleo, afrouxe a porca e deixe um pouco de óleo escorrer antes de apertá-la novamente.
  • Usando uma seringa com tubo, insira o tubo no tubo da vareta de óleo e retire um pouco de óleo até atingir o nível desejado.
Bookmark the permalink.