Prazo para tentar restituição no 1º lote do Imposto de Renda termina nesta sexta-feira

Contribuinte fazendo declaração para fazer parte do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

Contribuintes que quiserem fazer parte do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda devem fazer declaração até esta sexta-feira (9) – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/ND

A Receita Federal está finalizando a programação do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda. Para ter a chance de receber já nessa etapa, os contribuintes devem entregar a declaração de 2025 até o fim do dia desta sexta-feira (9).

Segundo o cronograma, a restituição será paga em cinco lotes. A consulta ao primeiro lote estará disponível a partir das 10h do dia 23 de maio.

O pagamento será feito em 30 de maio, mesma data em que se encerra o prazo oficial para envio das declarações. Os demais lotes serão liberados nos dias 30 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.

Restituição do Imposto de Renda terá prioridade para idosos, professores e quem optar pelo Pix

O período de envio das declarações começou em 17 de março e vai até 30 de maio. Estão obrigados a declarar os contribuintes com rendimento tributável acima de R$ 33.888 no ano anterior. O não envio no prazo pode gerar multa de R$ 165,74 ou de até 20% do imposto devido.

Homem entre entregando papéis para telão com imagem de leão e símbolo da Receita Federal

A menos de um mês para acabar prazo de declaração, menos da metade das declarações esperadas foram realizadas – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Até as 21h18 da última quinta-feira (8), a Receita Federal havia recebido 21,4 milhões de declarações, representando 46,3% do total estimado, de 46,2 milhões de documentos.

Têm prioridade no pagamento da restituição pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças graves e contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Além disso, quem optar pela declaração pré-preenchida e escolher o Pix como forma de recebimento também será priorizado, conforme nova medida adotada pelo governo.

* Com informações do R7

Bookmark the permalink.