Novo ataque de onça é registrado após bezerro ser encontrado ferido em fazenda de Talismã; VÍDEO


Ataque aconteceu neste sábado (10) na Fazenda Volta Grande. Um bezerro ficou ferido e corre risco de morrer, segundo a Prefeitura de Talismã. Bezerro é ferido em ataque de onça em fazenda de Talismã, diz prefeitura
Um novo ataque de onça foi registrado na manhã deste sábado (10) em uma fazenda de Talismã, na região sul do Tocantins. Segundo a prefeitura, um bezerro teve ferimento profundo e corre risco de morrer. Desde o início de maio, vários animais foram mortos pelos felinos, gerando um estado de alerta entre os moradores da zona rural da cidade.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes informou que o ataque deste sábado aconteceu por volta das 6h. Por meio de um comunicado, o município informou que o caso foi na Fazenda Volta Grande. O Naturatins disse que uma equipe está na região fazendo trabalho de campo.
Bezerro é atacado por onça em fazenda de Talismã, diz prefeitura
Divulgação
Equipe de Selva
Após os primeiros ataques, a Prefeitura de Talismã solicitou um o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio de ofício na última quarta-feira (7). No documento, o município pede o auxílio da ‘Equipe de Selva’, para capturar a onça.
Nesta sexta-feira (9), o Naturatins afirmou que uma equipe técnica foi deslocada para o local “a fim de investigar a situação e tomar as medidas necessárias”.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura pede ajuda do Estado para capturar onça que atacou animais em fazendas do Tocantins
Onças atacam animais em fazendas e prefeitura emite alerta para moradores da zona rural
Gravação mostra que idoso espancado ao observar queda de bicicleta tentou ajudar: ‘Tô perguntando se machucou’
Entenda o caso
Na região já foram registrados pelo menos quatro ataques de onças. Vários animais foram encontrados mortos. O primeiro aconteceu no dia 3 de maio, na Fazenda Peroba. Depois, foram registrados ataques na segunda-feira (5) e terça-feira (6), nas fazendas Porteira Velha e Renascer.
“Da Fazenda Renascer até a Porteira Velha, [a distância é] em torno de 4 km em linha reta. Já da Porteira Velha até a Peroba, como tem que atravessar o Rio Canabrava, vai dar uns 6 km em linha reta. Os ataques estão coincidindo no mesmo horário, então não é o mesmo animal”, contou João Carlos.
Segundo o secretário as onças costumam atacar de madrugada, no nascer do sol, mesmo horário em que as crianças saem para pegar o ônibus escolar. Por isso, o município estabeleceu que os alunos que necessitam se deslocar das fazendas para pegar o ônibus escolar serão buscados em casa. Até a captura do animal, os pais devem deixar as porteiras das propriedades abertas para facilitar a entrada do motorista.
Até o momento, as informações são de que foram atacados bezerros, porcos e um filhote de cavalo.
A prefeitura ainda informou que as onças estão concentradas nas reservas, locais que oferecem vegetação e comida para esses animais. Nesses espaços, também estão localizadas as propriedades rurais.
“Na região do Canoeiro, nessa fazenda, nós temos a maior reserva de área contínua da região. A outra, que seria a Fazenda Felicidade, junto com a Fazenda Juriti, é uma outra porção de terra que tem reserva bem grande. Já no caso do Monte Lírio e da Peroba, é reserva também, porque é a serra. Então, elas estão concentradas nas reservas. É onde tem comida e a vegetação para elas ficarem”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Bookmark the permalink.