Nuvem tóxica de cloro causa confinamento de 150 mil pessoas por 7 horas na Espanha

Imagens de bombeiros apagando uma nuvem tóxica na Espanha, para mostrar como foi o incêndio

Nuvem tóxica na Espanha deixa 150 mil pessoas reclusas em casa por 7 horas – Foto: Reprodução/ RTVE/ND

Uma nuvem tóxica de cloro deixou cerca de 150 mil moradores de cinco municípios catalães, reclusos em casa por sete horas, após um incêndio em uma fábrica de produtos químicos para piscina, no município de Vilanova i la Geltrú, na Espanha.

O incêndio ocorreu na madrugada deste sábado (10), e o confinamento, segundo a Defesa Civil, aconteceu das 5h30 até 12h20, nos municípios de Vilanova i la Geltrú, Sant Pere de Ribes e Cubelles, em Barcelona, e em Cunit e Calafell, em Tarragona, bem como no núcleo de Roquetes, pertencente a Sant Pere de Ribes.

Segundo as autoridades locais, ninguém ficou ferido com a nuvem tóxica na Espanha. No entanto, em três dessas cidades, Vilanova, Roquetes e Sant Pere, as restrições continuam em vigor para pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos e doentes.

O confinamento total também permanece em um perímetro de 500 metros ao redor da fábrica que foi incendiada. A conselheira de Interior e Segurança Pública, Núria Parlon, afirma que a situação é tratada como um “confinamento dinâmico”, e que todas as medidas podem estar sujeitas a alterações conforme as condições climáticas, como o vento, que pode “deslocar” as colunas de fumaça.

Imagens de bombeiros em cima da escada, apagando o grande incêndio retratado na matéria

Nuvem tóxica na Espanha pode ter fumaça deslocada pelo vento – Foto: Reprodução/ @asolepascual/X

Nuvem tóxica na Espanha: 70 pastilhas para limpeza de piscinas foram queimadas

No prédio afetado havia 70 toneladas de pastilhas para limpeza de piscinas, que possuem derivados de cloro e, ao pegarem fogo, liberaram uma fumaça que pode afetar a saúde.

“Não se trata de um vazamento tóxico, não é o cloro escapando diretamente, muito menos isso. É um produto que está em combustão e, por essa própria ação de extinção do incêndio, são geradas nuvens, fumaças que podem conter algum componente volátil e, portanto, podem ser nocivas à saúde”, declarou à imprensa a subdiretora da Proteção Civil da Generalitat, Imma Solé.

Ao todo, 58 alertas foram recebidos pelo EM (Serviço de Emergências Médicas) do país. Duas pessoas foram atendidas pela ambulância, uma em estado leve, que foi levada ao hospital, e outra que já recebeu alta no local.

As causas do incêndio ainda não foram descobertas, tendo o início por causas desconhecidas por volta da madrugada das 2h20, no galpão da empresa Clim Waterpool, em Vilanova i la Geltrú.

Durante o ocorrido, a Defesa Civil enviou mensagens de emergência para apessoas que estão ao redor do local afetado, para alertá-los sobre o perigo.

Imagem de uma nuvem de fumaça na Espanha, para mostrar como estava a situação nas cidades

Nuvem tóxica na Espanha é de pastilhas de cloro – Foto: Reprodução/@AneczkaKon69192/X

Material da fumaça já foi usado na Primeira Guerra Mundial

O pesquisador Fernando Díaz, em entrevista ao Canal 24 Horas, jornal local da Espanha, divulgou que as pastilhas quando aquecidas liberam gás cloro, que é altamente tóxico. Ele também afirmou que o mesmo material era usado na Primeira Guerra Mundial, por queimar o sistema respiratório e causa danos graves às pessoas expostas.

Reabertura de estradas e linhas ferroviárias

A Prefeitura de Vilanova i la Geltrú informou, pelas redes sociais, que devido ao confinamento, dois festivais programados para este domingo foram cancelados, além do fechamento do Mercado Central e do Mercado do Mar.

Para facilitar o trabalho dos serviços de emergência, a rodovia C-31 foi interditada na altura de Vilanova i la Geltrú, mas já foi reaberta. A C-15 também permaneceu fechada até o início da manhã.

Os trens regionais que passam pelo corredor ferroviário dos municípios afetados retomaram o serviço, após suspensão causada pela ordem de confinamento.

Imagem de uma rua com a visão bloqueada por causa da fumaça, para fazer referência as ruas bloqueadas graças ao incêndio na Espanha

Nuvem tóxica na Espanha bloquei ruas e ferrovias – Foto: Reprodução/@InfosFrancaises/X

*Com informações da RTVE

Bookmark the permalink.