Quem foi o polêmico papa que teve vários filhos e amantes

Quem foi o polêmico papa que teve vários filhos e amantes

Imagem meramente ilustrativa de vestimentas papais – Divulgação/ Pixabay/ Annett_Klingner – Foto: Quem foi o polêmico papa que teve vários filhos e amantes

A escolha do novo papa, Leão XIV, relembrou papados marcantes da história da Igreja Católica. Leão XIV, que sucede o papa Francisco, tem 69 anos e será o 267º papa da Igreja. Ele é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.

Mas poucos sabem, mas um dos papas mais polêmicos da história foi Alexandre VI, nome adotado por Rodrigo de Bórgia. Ele ficou conhecido por sua vida luxuosa e por muitos escândalos ligados a sua família.

Polêmico papa teve uma vida de luxo, filhos e escândalos

Rodrigo de Bórgia foi nomeado cardeal por seu tio, o papa Calixto III. Mesmo como membro do alto clero, levava uma vida de luxo e mantinha relacionamentos com várias mulheres, incluindo nobres e prostitutas, conforme o Portal Metrópoles.

Seu caso mais conhecido foi com a romana Vanozza dei Cattanei, com quem teve quatro filhos: João, César, Godofredo e Lucrécia Bórgia. Além deles, a literatura aponta que ele teve diversos filhos fora do casamento.

O polêmico papa Alexandre VI – Foto: Wikimedia Commons

Enquanto servia à Cúria Romana como diplomata, Bórgia acumulou riqueza e influência dentro da Igreja. Após a morte do papa Inocêncio VIII, ele conseguiu ser eleito papa, adotando o nome de Alexandre VI. Ele foi o 214º papa da história da Igreja.

Corrupção no conclave e nepotismo no poder

Para ser eleito, o polêmico papa precisou fazer articulações nos bastidores. De acordo com relatos históricos, ele comprou votos de cardeais oferecendo cargos, terras, bispados e até mulas cheias de prata. Essa prática garantiu os votos necessários para sua eleição.

Bórgia assumiu o papado aos 61 anos e governou por 11 anos. Seu pontificado foi marcado por corrupção e favorecimento de parentes. Ele nomeou seu filho César Bórgia como cardeal, enquanto outros filhos, como João e Godofredo, se casaram com membros da realeza espanhola e napolitana, reforçando alianças políticas.

Alexandre VI morreu em 18 de agosto de 1503, aos 72 anos, deixando um legado cercado de polêmicas e críticas ao uso de sua posição para beneficiar sua família.

*Com informações de Metrópoles.

Bookmark the permalink.