ONG Vida Viva de Varginha alerta para golpe praticado por ex-voluntário da instituição; veja como não cair


Homem tem se passado por voluntário da instituição para pedir dinheiro, principalmente sob a justificativa de comprar fraldas. Estelionatário se passa por representante da Associação Vida Viva para pedir dinheiro
A ONG Vida Viva, de Varginha (MG), que presta apoio a mais de quatro mil pacientes em tratamento contra o câncer, está sendo vítima de um golpe. Um homem tem se passado por voluntário da instituição para pedir dinheiro, principalmente sob a justificativa de comprar fraldas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A Polícia Civil já iniciou uma investigação e pede que eventuais vítimas compareçam à delegacia para registrar boletim de ocorrência.
De acordo com informações divulgadas pela ONG e confirmadas pelas autoridades, o golpista tem atuado de forma presencial, batendo de porta em porta, além de também usar o telefone para tentar enganar os moradores.
A advogada voluntária da instituição, Sônia Ramos, explica que esse indivíduo é conhecido da ONG, e já há mais de um ano circulam denúncias sobre sua conduta.
“O problema é que, até recentemente, ninguém queria representar criminalmente contra ele, o que dificultava qualquer ação concreta”, afirmou.
Associação Vida Viva, em Varginha
Divulgação
A situação mudou neste mês, quando uma mulher, filha de uma paciente atendida pela ONG, foi abordada. Em estado emocional abalado pela perda recente da mãe, ela acabou fazendo uma doação via PIX.
Após a transferência, percebeu que os dados não eram da instituição e procurou o Vida Viva, manifestando o desejo de denunciar o crime. Esse foi o primeiro registro oficial que permitiu à Polícia Civil iniciar a investigação.
A ONG reforça que não realiza abordagens presenciais em residências ou locais públicos para solicitar doações. Todos os colaboradores oficiais estão identificados com uniforme, crachá e entregam recibo aos doadores previamente cadastrados. Já as ligações para arrecadações são feitas apenas por funcionários do setor de telemarketing da instituição, devidamente treinados.
A ONG Vida Viva pede que, ao menor sinal de dúvida, a população entre em contato diretamente pelo telefone oficial: (35) 3690-2900.
A direção alerta ainda que o suspeito já foi identificado, trata-se de um ex-voluntário da casa, e todas as informações sobre ele foram repassadas à polícia.
A instituição reforça a importância das doações para a continuidade de seus serviços e destaca que a colaboração da população é fundamental, mas deve ser feita com segurança e consciência.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Bookmark the permalink.