Qual deve ser a calibragem perfeita dos pneus da motocicleta de acordo com as cilindradas

na foto aparece um dos pneus da motocicleta recebendo pressão

Pressão dos pneus da motocicleta – Foto: Reprodução/ www.airedesantafe.com.ar/

Manter pressão correta nos pneus da motocicleta não apenas melhora o desempenho e a estabilidade, como também é fundamental para a segurança.

Uma pressão inadequada dos pneus da motocicleta pode afetar a frenagem, o consumo de combustível e até causar desgaste prematuro dos pneus. Mas então, qual é a pressão ideal?

Mas então, qual é a pressão ideal dos pneus da motocicleta?

A pressão depende do tipo de moto

Nem todas as motos precisam da mesma pressão. A quantidade exata varia conforme o modelo, o tipo de uso e se existe garupa ou carga. No entanto, há valores médios que podem servir como guia geral para a calibragem.

Motos pequenas (até 150 cc)

  • Dianteiro: 26–28 psi
  • Traseiro: 28–32 psi

Motos médias (entre 200 e 500 cc)

  • Dianteiro: 28–30 psi
  • Traseiro: 30–34 psi

Motos grandes (acima de 600 cc ou modelos touring/esportivas)

  • Dianteiro: 32–36 psi
  • Traseiro: 36–42 psi

E se eu estiver com garupa ou muito peso?

Se você estiver levando outra pessoa ou bastante bagagem, aumente de 2 a 4 psi a pressão do pneu traseiro da motocicleta. Essa calibragem vai ajudar a manter a estabilidade e evitar que o pneu se deforme com o peso extra.

Como saber a pressão exata para a minha moto?

A melhor fonte de informação é sempre o manual do fabricante. Você também pode consultar a informação sobre a pressão dos pneus da motocicleta em um adesivo próximo ao motor.

Caso não tenha acesso ao manual, siga as recomendações padrão e ajuste conforme o uso.

Dicas úteis:

  • Verifique a pressão pelo menos uma vez por semana, sempre com os pneus frios (antes de sair para rodar).
  • Use um medidor confiável ou faça a verificação em um posto com equipamento calibrado.
  • Evite andar com pneus muito cheios ou murchos: ambos os extremos são perigosos.
  • Uma pressão incorreta pode fazer com que a moto “derrape”, freie mal ou desgaste os pneus de forma irregular.
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