Nos EUA, Jorginho busca investidores para Via Mar e Mirante na Serra do Rio do Rastro

A comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello (PL) nos Estados Unidos deu início nesta segunda-feira a uma série de eventos e encontros para apresentar os potenciais de investimento no Estado. No SC Day, em Nova York,  foram destacados dados de crescimento, incentivos fiscais, infraestrutura logística, aeroportos e portos e oportunidades de parcerias público‑privadas (PPPs).

Jorginho apresenta SC nos EUA

Governador Jorginho Mello (PL) apresenta oportunidades em SC a investidores em Nova York – Foto: Nathan Neumann/GOVSC/ND

Entre essas oportunidades, grandes ações em busca de parceiros privados ganharam destaque na apresentação feita por Jorginho. Uma delas é a Rodovia ViaMar, que ligará Joinville ao contorno da Grande Florianópolis e é a principal aposta do governo para desafogar o trecho mais congestionado da BR-101.

A ViaMar atualmente está em fase de elaboração de projetos executivos. A expectativa no governo estadual é dar início às obras no segundo semestre de 2026, mesmo que seja inicialmente com recursos próprios. No entanto, o custo estimado em R$ 7 bilhões faz com que a prioridade seja a busca de um parceiro privado.

Outra obra em destaque na apresentação do governador Jorginho Mello a potenciais investidores americanos é o Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro. O projeto prevê a concessão onerosa da área para construção, operação, manutenção e exploração sustentável do complexo turístico, que é um dos principais cartões postais do Estado.

Além de cuidar da administração, operação e manutenção do mirante no prazo de 30 anos, a empresa vencedora da concessão deverá garantir que o empreendimento conte com infraestrutura de lazer, cultural, gastronômica e estacionamento.

Jorginho destaca oportunidades de negócios em SC

Fechando a trinca de oportunidades, está a concessão da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Imbituba.

“Além de parcerias com o setor público, queremos atrair novos investimentos privados para gerar empregos. A segurança, a qualidade da educação e a mão de obra catarinense são diferenciais que encantam quem conhece o Estado”, disse Jorginho Mello.

Durante o SC Day, em Nova York, o governador afirmou que o estado está preparado para receber capital estrangeiro e que está disposto a firmar novas parcerias.

“Nosso estado pula o Brasil e dá conta do recado. Sabemos que o novo momento da economia mundial pedirá alternativas de parceiras. Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Viemos aqui para afirmar que o Estado se transformou na terra das oportunidades e que Santa Catarina é a bola da vez”, disse Jorginho Mello.

O encontro reuniu cerca de 50 empresários, entre americanos e brasileiros com operações no mundo todo. O SC Day é realizado pela InvestSC e a Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, com apoio do BTG.

Bookmark the permalink.