Trânsito na cidade de SP piora 8% nos 4 primeiros meses de 2025; segunda é dia com menos congestionamento


Levantamento da TV Globo aponta que, apesar da piora recente, os números ainda estão 28% abaixo dos registrados em 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19. Trânsito na Castello Branco na noite desta quinta.
Reprodução/ TV Globo
O trânsito da cidade de São Paulo registrou um aumento de 8% nos congestionamentos entre janeiro e abril de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Apesar da piora recente, os números ainda estão 28% abaixo dos registrados em 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19.
Os dados fazem parte de um levantamento feito pela TV Globo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo o estudo, a média de congestionamento no início de 2025 foi de 359 km por dia útil, ante 328 km registrados no mesmo período de 2024. Em 2019, essa média era de 499 km.
Abril deste ano foi o mês com a maior média de congestionamento em dias úteis na cidade: 420 km por dia útil. O pior dia do trânsito em 2025 até agora também foi registrado nesse mês — no dia 17 de abril, às 19h, a capital alcançou um pico de 1.289 km de congestionamento, no início do feriado prolongado.
Segundo especialistas, o aumento da lentidão está ligado a diversos fatores, como o retorno de mais empresas ao trabalho presencial e a migração de parte da população do transporte público para o individual, o que gera mais veículos nas ruas.
“Uma diferença de 8% é muito intensa, isso pode se explicar em parte pelo retorno das empresas ao trabalho presencial em maior intensidade e à fuga do transporte público coletivo, as pessoas migrando para o transporte individual. Se aumenta o número de veículos nas ruas, aumenta o congestionamento”, explica Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela USP.
Além da lentidão, o número de acidentes também cresceu. De janeiro a março de 2025, foram registrados 6.518 acidentes de trânsito na capital, número levemente superior ao do mesmo período de 2019, quando foram 6.506.
“Essa acidentalidade que nós estamos vendo no dia a dia tem impactado em vias em trânsitos pontuais. Por exemplo, uma avenida com três faixas. Se em uma delas há algum acidente, isso representa a interrupção de pelo menos 30% do volume de veículos que poderiam passar nesse local”, diz Luiz Vicente Figueira de Mello, pesquisador e professor de Engenharia de Transportes da Unicamp.
Os bloqueios de faixas das vias da capital não são causados apenas por acidentes. Diariamente o motorista enfrenta problemas no trânsito por conta de veículos quebrados. De acordo com o Relatório da Frota Circulante, da Abipeças e Sindipeças, a idade média da frota de veículos aumentou no país. Em 2019, a idade média dos automóveis era de 9 anos e 9 meses, em 2024 a idade média é de 12 anos.
“Veículos com mais de 11 anos de idade média, significa que tem veículos de 21 anos circulando na mesma via, então é de suma importância haver uma manutenção preventiva. A redução de quebras impacta na redução de paradas e a fluidez melhor do trânsito na cidade”, finaliza o pesquisador.
Média de congestionamento por dias da semana em 2025:
Quinta-feira: 378 km
Terça-feira: 371 km
Sexta-feira: 366 km
Quarta-feira: 365 km
Segunda-feira: 293 km
Vias da cidade com mais congestionamento em 2025:
Marginal Tietê
Marginal Pinheiros
Avenida Rebouças
Estrada do M’Boi Mirim
Estrada de Itapecerica
Segundo a CET, essa maior lentidão no trânsito em 2025 pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo condições climáticas adversas – especialmente em janeiro deste ano –, aumento da frota de veículos e tendência à redução do teletrabalho, contribuindo para elevação do volume de veículos no sistema viário.
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