STF rejeita pedido de suspensão do julgamento de Carla Zambelli

Os advogados da deputada Carla Zambelli (PL-SP) apresentaram um pedido de suspensão do julgamento da parlamentar no STF (Supremo Tribunal Federal), no caso da invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Zambelli também é acusada de inserção de documentos falsos no sistema do Conselho. O julgamento será finalizado na próxima sexta-feira (16). Até o momento, a Primeira Turma do STF já tem votos suficientes para condenar a deputada. São quatro votos pela condenação.

Carla Zambelli

STF rejeita pedido de suspensão do julgamento no caso de invasão do sistema do CNJ – Foto: Bruno Spada/Câmara/ND

Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti Neto sofrem as mesmas acusações

A pena prevista para a deputada é de 10 anos de prisão. Além disso, os ministros querem que Carla Zambelli pague multa de R$ 2 milhões. Além da política, o hacker Walter Delgatti também foi indiciado. Ele já teve pena estabelecida em oito anos de prisão.

Na negativa ao pedido de Zambelli, a Suprema Corte diz que não cabe sustação de ação penal contra a deputada, já que os crimes dos quais ela é acusada estão vinculados ao período anterior à diplomação do atual mandato.

O ministro Alexandre de Moraes também afirma na decisão que o processo já está em fase final, o que impede qualquer intervenção. O relator também ressaltou que o estágio de instrução do processo já foi superado.

Bookmark the permalink.