Câmara dos Deputados faz audiência pública para discutir trabalho escravo no Sul de Minas


MG lidera o ranking de atuações e de pessoas resgatadas de situação análoga à escravidão. Audiência pública da Câmara de Deputados discute trabalho escravo no Sul de Minas
Roque de Sá/Agência Senado
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública sobre trabalho escravo em propriedades rurais do Sul de Minas, nesta terça- feira (13) .
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O debate, que começa às 10h, atende a pedido do deputado Padre João (PT-MG). É possível acompanhar a audiência pela internet (clique aqui para acompanhar a reunião e enviar perguntas).
Mais de 60 pessoas são resgatadas em situação de trabalho escravo em lavouras cafeeiras do Sul de Minas, em 2021
Polícia Rodoviária Federal
“Lamentavelmente, em pleno Século XXI, no qual vivenciamos avanços antes inimagináveis, principalmente tecnológicos, ainda devemos enfrentar a escravidão”, afirmou o deputado.
Dados do Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, de outubro de 2024, apontam que Minas Gerais está no tipo da lista dos estados com mais autuações, com 165 de um total de 727 (22% do total).
Das 6.148 trabalhadores resgatados no país, 26,6% – o correspondente a 1.635 pessoas – estavam em Minas Gerais.
Participam da audiência o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Alberto Menezes de Calazans, além de outros representantes do MTE, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da Polícia Federal, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Defensoria Pública da União.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Bookmark the permalink.