Gerente de fazenda encontrou bezerro comido pela metade após ataque de onça: ‘Perigoso comer mais’


Naturatins visitou proprietários rurais e instalou câmeras para monitorar as onças em Talismã. Ataques iniciaram no dia 3 de maio e pelos menos quatro fazendas foram afetadas. Ataques de onça são registrados em Talismã; saiba mais
O gerente de uma das fazendas afetadas pelo ataque de onças em Talismã, no sul do Tocantins, contou que encontrou um bezerro comido pela metade. Ele espera que haja alguma forma de evitar os prejuízos causados pela onça.
“Achei o bezerro já comido a metade ou mais da metade um pouco. E aí já ao redor do bezerro tinha um monte de folha, né? Onde a onça tinha pego, tinha tampado e voltou e comeu. Aí já não comeu mais. Ela deixou aquele resto e foi embora. O prejuízo é grande, né? Comendo bezerro e ali na fazenda já comeu cavalo e aqui também tem muito bezerro, é perigoso comer mais, né? A gente tem que ver se tem como combater isso para não comer mais”, disse Pedro Vicente Teixeira.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Vários ataques de onça vêm sendo registrados em fazendas de Talismã desde o início de maio. A situação tem chamado atenção e provocado medo nos moradores da zona rural. O Instituto Natureza do Tocantins enviou equipes para a região e instalou câmeras para tentar monitorar os animais.
Pegadas foram registradas por moradores após ataques de onças
Reprodução/TV Anhanguera
Segundo apurado pela TV Anhanguera, pelo menos seis bezerros foram mortos, sendo três recém-nascidos. Outros animais como porcos e um cavalo filhote também foram atacados e não resistiram aos ferimentos. Uma égua teve a canela arranhada e um potro se recupera dos ferimentos.
Vários animais foram encontrados mortos. O primeiro ataque aconteceu no dia 3 de maio, na Fazenda Peroba. Depois, foram registrados ataques no dia 5 e 6, nas fazendas Porteira Velha e Renascer. O último ocorreu no sábado (10), por volta das 6h, na Fazenda Volta Grande.
Pegadas deixadas pelas onças nas estradas rurais na região foram gravadas com celulares. Os fazendeiros e Defesa Civil acreditam que as onças estão concentradas nas reservas, locais que oferecem vegetação e comida para esses animais.
“A gente pede a todos o cuidado, a atenção máxima e junto a Naturatins a gente espera aí o monitoramento e a possível captura desses animais e tirar aqui da região. Esse é o primeiro que a gente pede. E posteriormente outras providências serão tomadas”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes.
Porcos são atacados por onça no interior do Tocantins
TV Anhanguera/Reprodução
LEIA TAMBÉM
Câmeras são instaladas em fazendas após ataques de onça e proprietários rurais recebem orientações de segurança
Onças atacam animais em fazendas e prefeitura emite alerta para moradores da zona rural
Prefeitura pede ajuda do Estado para capturar onça que atacou animais em fazendas do Tocantins
Novo ataque de onça deixa bezerro ferido em fazenda de Talismã; VÍDEO
Mudança para os alunos
As onças costumam atacar de madrugada, no nascer do sol, segundo o secretrário municipal. Esse é o mesmo horário em que as crianças saem para pegar o ônibus escolar, por isso a prefeitura teve que tomar medidas para garantir a segurança dos alunos e motoristas.
“Houve um acordo com os pais deles [alunos] para deixarem as porteiras abertas e o motorista ir até a casa, para poder estar pegando essas crianças. Para que não haja perigo nem para a pessoa do transporte e nem para as nossas crianças”, contou a secretaria de esucação de Talismã, Fabiana Alípio.
Bezerros são mortos durante ataques de onças em fazendas de Talismã
Câmeras instaladas
No domingo (11), equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) instalaram câmeras em duas fazendas onde foram registrados ataques de onça. Os técnicos também visitaram proprietários rurais e coletaram informações sobre os incidentes e deram dicas de segurança, segundo o estado.
O município havia solicitado apoio do Instituto por meio de ofício no dia 7 de maio. Na última sexta-feira (9), o órgão confirmou que uma equipe iria para a região investigar o caso e tomar as medidas necessárias.
O Naturatins informou que o monitoramento é feito para “diagnosticar os conflitos e propor soluções para a convivência entre animais silvestres, humanos e seus animais domésticos”.
Naturatins visita zona rural de Talismã após ataques de onças na região
Reprodução/João Carlos Lopes
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Bookmark the permalink.