Lages investe em educação e bem-estar com novo programa Escola em Movimento


Prefeitura de Lages oferece oficinas de contraturno para crianças e adolescentes, unindo esporte, cultura e reforço escolar com alimentação garantida O Programa Escola em Movimento – Oficinas de Contraturno (PEMUC) chega para fortalecer a rede municipal de ensino de Lages, com foco em transformar o ambiente escolar em um espaço ainda mais dinâmico, inclusivo e acolhedor, integrando educação, cultura e esporte de forma articulada.
A iniciativa oferece atividades educativas, sociais, esportivas e culturais, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e jovens, em horários diferentes do tempo regular de aula.
Idealizado pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMEL), o programa marca a retomada das oficinas de contraturno, interrompidas há oito anos, resgatando esta prática nas escolas do município. O PEMUC conta com oficinas e alimentação garantida, integrando diferentes dimensões da formação estudantil.
O PEMUC nasce com o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos estudantes nas unidades de ensino, garantindo um ambiente seguro e enriquecedor para crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Além das aulas regulares, os alunos terão acesso a oficinas educativas, esportivas e culturais, com alimentação adequada assegurada durante todo o tempo de permanência na escola.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Lages conta com 32 unidades de ensino fundamental, e todas elas participarão da iniciativa. As oficinas estão organizadas em três grandes eixos: Esporte e Movimento, Cultura e Expressão, e Apoio Pedagógico.
Cada escola escolhe as oficinas que melhor se adaptam ao seu contexto social, perfil dos estudantes participantes e infraestrutura disponível, valorizando o que cada comunidade tem de melhor.
A programação prevê a realização de duas oficinas diferentes por dia, em dois dias da semana, nos períodos matutino e vespertino. Cada atividade terá duração de três aulas, repetidas duas vezes por turno, ou seja, a mesma oficina será realizada antes e depois do recreio, com diferentes grupos de estudantes.
Programa abrange 15 áreas diferentes
No total, serão oferecidas oficinas em 15 áreas distintas, incluindo futsal, voleibol, street dance, balé, Centro de Tradições Gaúchas (CTG), teatro, banda, coral, desenho, pintura, inglês, letramento, oratória, jogos de tabuleiro, clube do livro/cinema e artesanato.
A participação dos estudantes será realizada por meio de inscrições organizadas pelas equipes diretivas das escolas. Para atender a demanda, a Prefeitura de Lages prevê a contratação de até 60 novos profissionais por meio de edital de contratação temporária, com vagas para os profissionais no Sistema Público Municipal de Lages.
Além de promover o aprendizado, o PEMUC busca fortalecer os vínculos entre os estudantes, escolas e comunidades. A iniciativa valoriza o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando competências como convivência social, disciplina, respeito, cooperação e responsabilidade.
Objetivo é contribuir também com a criação de hábitos saudáveis
A convivência diária com atividades esportivas e culturais também contribui para a superação da defasagem escolar, a redução da vulnerabilidade social e o cultivo de hábitos saudáveis.
Outro ponto de destaque é a garantia de alimentação adequada, com suporte nutricional durante todo o tempo em que os estudantes permanecerem na escola. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Lages, o objetivo é cuidar da saúde e do bem-estar dos estudantes, assegurando condições favoráveis para o pleno desenvolvimento.
O programa ainda conta ações de apoio pedagógico, voltadas para o reforço das aprendizagens, melhoria do desempenho escolar e inclusão digital. As oficinas contribuirão para aumentar a proficiência dos alunos, reduzir os índices de evasão e repetência e melhorar os indicadores educacionais do município.
A meta da Prefeitura de Lages é atender até três mil estudantes regularmente matriculados no Sistema Municipal de Ensino. A iniciativa também funcionará como um importante aliado na prevenção de situações de risco social e na promoção de uma rotina saudável, com reflexos positivos para a vida escolar e familiar dos estudantes.
Sobre as avaliações, registros e monitoramentos das atividades, estes processos serão realizados pelos professores responsáveis. Serão considerados aspectos como frequência, desempenho, envolvimento dos estudantes nas propostas e também os relatos das famílias. Ao final, será realizada uma devolutiva das ações desenvolvidas, com o objetivo de fortalecer os laços entre a escola e a comunidade.
O programa de educação focado no contraturno é mais uma ação estratégica que visa integrar escola, família e comunidade, promovendo o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes e o ambiente escolar, com atenção à garantia de alimentação adequada durante todo o período em que estiverem nas unidades de ensino.
Bookmark the permalink.