Polícia Civil indicia motoristas de carro e ônibus por morte de idoso atropelado em Campinas


Delegado afirma que inquérito está concluído, e ambos os motoristas devem responder por homicídio culposo. Vítima foi atingida em frente ao Terminal Vida Nova. VÍDEO mostra momento em que idoso é atingido por carro em Campinas
A Polícia Civil concluiu a investigação sobre o atropelamento que resultou na morte do idoso, na noite de sábado (10), em Campinas (SP). Os motoristas do carro e do ônibus envolvidos no acidente foram identificados e indiciados por homicídio culposo na direção de veículo automotor.
O acidente aconteceu na noite de sábado (10), em frente ao Terminal Vida Nova. Imagens de uma câmera de segurança mostram que a vítima foi atingida primeiro por um ônibus e, em seguida, por um carro. Assista acima [as imagens são fortes].
Receba notícias da região de Campinas no WhatsApp
Na tarde desta terça-feira (13), o delegado Sandro Jonasson, responsável pelo caso no 11º Distrito Policial, confirmou que tanto o motorista do carro quanto o do ônibus foram ouvidos e formalmente responsabilizados pelo atropelamento fatal.
“O motorista do ônibus foi identificado e já foi indiciado. O ônibus está sendo periciado e, tão logo os laudos periciais aportem, o inquérito será finalizado. Mas o caso está concluído. Nós indiciamos os dois envolvidos no contexto que culminou com a morte do idoso. Ambos foram indiciados por homicídio culposo na direção de veículo automotor,”, afirmou o delegado.
Nas imagens, é possível ver que o homem atravessou a Rua José Ferreira Brito próximo da faixa da pedestres, mas fora dela, e foi atingido primeiro pela lateral do ônibus. Em seguida, um carro atropelou o idoso, que estava caído no chão. Chovia no momento da colisão.
Idoso foi atropelado por carro e ônibus em Campinas
Reprodução/EPTV
‘Tinha saído da padaria’, diz filho
Segundo o boletim de ocorrência, o motorista do carro não teria parado para prestar socorro. Entretanto, o vídeo mostra que o veículo, após atingir a vítima, deu ré e parou poucos metros depois.
Em seguida, apareceu um homem de guarda-chuva, mas não é possível saber se ele é o motorista do automóvel e nem se realmente prestou socorro.
Além disso, constava no registro da ocorrência que o idoso tinha sido atropelado apenas por um carro, mas as imagens mostram que o coletivo também o atinge. Pelo vídeo, o motorista parece não perceber que atingiu a vítima e seguiu viagem.
“Ele tinha saído da padaria e tinha ido embora para casa. Ele tinha comprado pão de queijo para levar para o meu filho. Quando cheguei lá, a situação era crítica”, disse o filho do idoso, Rafael Santos, à EPTV, afiliada da TV Globo, durante o velório.
Antônio Carlos Rosa dos Santos foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito no local. O velório e sepultamento acontecem nesta segunda-feira.
À polícia, o filho da vítima afirmou que ele fazia uso de bebida alcoólica, mas não sabia se tinha bebido no momento. O caso foi registrado na 2ª Delegacia Seccional.
O que diz a Emdec
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), assim como a Polícia Civil, havia registrado a ocorrência como atropelamento envolvendo um automóvel. Em nota, a autarquia informou que, diante da nova informação, “levanta informações junto aos operadores e vai acompanhar a sindicância junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp)”.
“Vale observar que os motoristas do transporte público coletivo recebem treinamentos periódicos sobre direção segura e preventiva, coordenados pelas empresas operadoras. E a Emdec complementa essas formações, abordando, entre outros temas, a direção defensiva, apresentando os índices de acidentalidade envolvendo ônibus em Campinas”, diz o texto da nota.
Antônio dos Santos morreu atropelado por ônibus e carro em Campinas
Arquivo pessoal
*Estagiária sob supervisão.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Bookmark the permalink.