‘Estou morrendo’, disse Mujica em janeiro ao revelar que câncer havia se espalhado


O ex-presidente faleceu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Entrevista em tom de despedida foi publicada em jornal uruguaio. José Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos
Em uma de suas últimas entrevistas, José “Pepe” Mujica declarou em tom de despedida que “estava morrendo” e que tinha decidido interromper os tratamentos médicos. O ex-presidente faleceu nesta terça-feira (13) aos 89 anos.
A declaração foi feita ao jornal local Búsqueda, em janeiro de 2025.
“Estou morrendo. Estou condenado, irmão. É até aqui que vou”, afirmou. “O câncer no meu esôfago está se espalhando para o meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu o corpo não aguenta”.
Na segunda (12), Lucía Topolansky, esposa de Mujica e ex-vice-presidente do Uruguai, disse que o político estava em estado terminal e sob cuidados paliativos.
Relembre o icônico Volkswagen Fusca de Pepe Mujica
Clandestinidade, simplicidade e presidência do Uruguai: conheça a trajetória de José ‘Pepe’ Mujica
Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai; FOTOS
A informação sobre a morte do ícone da esquerda na américa latina foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, visto como um dos herdeiros de Mujica.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi.
Bookmark the permalink.