Prevenção da Mpox: Profissionais de saúde de Oriximiná recebem orientações sobre prevenção


Durante os encontros, são repassadas informações atualizadas sobre a Mpox, incluindo sinais clínicos, protocolos de atendimento e estratégias de contenção e controle. Capacitação de profissionais de saúde de Oriximiná sobre prevenção da Mpox
Daniel Viana / Ascom Semsa
Em uma ação preventiva e estratégica, a Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Atenção Básica e Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Oriximiná, no oeste do Pará, realiza a uma série de encontros com profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa tem como foco a capacitação e atualização sobre a Mpox, doença viral que, embora ainda não tenha casos registrados na região do Baixo Amazonas, requer atenção contínua por parte das autoridades sanitárias.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As reuniões, conduzidas pelo enfermeiro Carlos Beta, coordenador da Vigilância Epidemiológica, começaram no dia 6 de maio e seguem até o dia 20, com visitas programadas para todas as UBSs da cidade, assim como, hospitais e outros setores da saúde. O objetivo é orientar os profissionais sobre os sintomas da Mpox, critérios de notificação e os protocolos recomendados de investigação, controle e prevenção da doença.
“Informação salva vidas, e nossa prioridade é garantir que cada profissional esteja preparado para agir com rapidez e segurança diante de qualquer suspeita”, destacou Carlos Beta durante uma das capacitações. Além do conteúdo técnico, os encontros também promovem o alinhamento das condutas entre as equipes, fortalecendo o trabalho em rede e a comunicação entre os serviços.
Os trabalhos começaram no dia 6, na UBS Penta. No dia 8 foi a vez da UBS Nossa Senhora das Graças; dia 9 – UBS Antônio Miléo; dia 12 – UBS Lauro Corrêa Pinto e dia 13 – UBS Corino Guerreiro.
A agenda de capacitações percorre todas as UBSs do município. Confira as datas e locais:
14/05 – UBS Santa Luzia
15/05 – UBS Tânia Siqueira
16/05 – UBS Nova Betel
19/05 – UBS Santa Terezinha
20/05 – UBS Manoel Andrade
Durante os encontros, são repassadas informações atualizadas sobre a Mpox, incluindo sinais clínicos, protocolos de atendimento e estratégias de contenção e controle, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Além de atualizar os conhecimentos das equipes, o objetivo principal é alinhar condutas e reforçar a vigilância ativa para garantir agilidade e precisão na resposta a qualquer eventual ocorrência.

MPOX no Pará: Sespa e Sesma de Belém reanalisam casos e divulgam dados da doença no PA
“Esta ação preventiva é voltada a saúde pública e a segurança da população. Mesmo sem registros locais da Mpox, a nossa vigilância permanece ativa, e o treinamento das equipes de saúde é uma das principais estratégias para garantir que, diante de qualquer suspeita, a resposta seja rápida, eficaz e fundamentada. Informação e preparação continuam sendo as melhores armas na defesa da vida”, enfatizou a Diretora de Atenção Básica de Oriximiná, Ana Carina.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Bookmark the permalink.