O dia em que Ariel Palacios virou guarda-costas de Pepe Mujica


Ex-presidente do Uruguai morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. Foi em uma sexta-feira às vésperas da eleição que elegeu Pepe Mujica presidente do Uruguai, em 2009. Ariel Palacios estava atrás do uruguaio para uma entrevista — e o acaso fez do correspondente da Globo ir de jornalista a guarda-costas do então candidato.
O relato foi feito por Ariel em entrevista ao podcast O Assunto desta quarta-feira (14). Ouça no player acima a partir de 3:33.
“Eu e a [repórter] Janaína Figueiredo, de [jornal] O Globo, estávamos tentando encontrar o Mujica. Sabíamos que ele ia falar num comício na Rambla, que é aquela avenida em Montevidéu. Só que Mujica não apareceu. E uma fonte nossa nos disse, cochichando: ‘Mujica não vem aqui hoje’.”
Segundo a mesma fonte, Mujica estava cansado e ele queria ver o show de Malena, uma cantora de tango que, naquele momento, se apresentava no Teatro Solis. Foi então que Ariel e Janaína correram para o local e encontraram o único guarda-costas de Mujica na entrada do teatro.
Para Natuza Nery, Ariel conta que o guarda-costas reforçou que Mujica estava cansado, que o show seria longo e que o mais provável era que ele não falasse com jornalistas após o espetáculo. Mas Ariel e Janaína insistiram e esperaram.
“Passou uma hora e repentinamente […] estacionou um carro. Desceram quatro rapazes, tiraram o clássico chimarrão uruguaio, botaram a garrafa térmica em cima do capô do carro, fizeram um gesto para esse guarda-costas e ele veio e disse para a gente: ‘olha, eu vou tomar um chimarrão com meus amigos, vocês podem tomar conta do Mujica até o fim do show?”
Surpreso, Ariel argumentou que não tinha arma para a segurança de Mujica, mas o guarda-costas insistiu que a cidade era tranquila e nada aconteceria. E Ariel e Janaína, que estava grávida quase a ponto de dar à luz, assumiram a função.
Quando o show acabou e as pessoas começaram a sair do local, Ariel correu atrás do segurança, que entrou no teatro para encontrar Mujica e falou com o uruguaio sobre os insistentes jornalistas. Por fim, Ariel e Janaína conseguiram falar com Mujica por mais de 10 minutos naquela noite.
Mujica morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de um câncer no esôfago. Ouça a íntegra do episódio sobre o adeus a Pepe Mujica aqui.
O que você precisa saber:
ÍCONE DA ESQUERDA: José Pepe Mujica morreu aos 89 anos
Mujica pediu para ser enterrado em sítio, ao lado de cachorra
Maconha, casamento LGBT e aborto: Mujica pautou agenda progressista
DISCURSO HISTÓRICO: ‘Viemos ao mundo para sermos felizes’
SÍMBOLO DE SIMPLICIDADE: Fusca 1987 era xodó de Mujica
FRASES: ‘A política me encanta, mas a vida me encanta mais’
FOTOS: Influência de Mujica foi além da política
Os anos de Pepe Mujica na prisão
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 161 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 12,4 milhões de visualizações.
Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Secretaria de Comunicação do Uruguai
Bookmark the permalink.