Mais de 5 mil fazendenses foram atendidos no Dia D de Multivacinação


Ao longo de todo o sábado, cerca de 5.175 pessoas foram atendidas nas Unidades de Saúde, que além de vacinas em geral, também ofereceram o serviço de pesagem para o Programa do Bolsa Família. Neste sábado, 10, todas as Unidades de Saúde de Fazenda Rio Grande estiveram abertas participando do dia D de Multivacinação, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. A população aderiu em massa à campanha e agitou os pontos de vacinação em todos os bairros do município.

Divulgação/Prefeitura FRG
Ao longo de todo o sábado, cerca de 5.175 pessoas foram atendidas nas Unidades de Saúde, que além de vacinas em geral, também ofereceram o serviço de pesagem para o Programa do Bolsa Família.
Deste total, mais de 4500 fazendenses foram até as Unidades para se imunizar ou levar familiares para atualizar o cartão vacinal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, destas vacinas, 68% aproximadamente foi em público infantil e 32% em adultos e idosos.

Divulgação/Prefeitura FRG
A grande novidade deste ano foi a liberação da vacina que previne a gripe para toda a população acima de 6 meses pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Como destacou o diretor geral da SESA, Dr. César Neves, que esteve presente na Unidade de Saúde Gralha Azul para acompanhar a ação e debater com a gestão municipal sobre melhorias em nossos aparelhos públicos de saúde.
“Hoje é um dia importante para todos nós do estado do Paraná e principalmente aqui em Fazenda. Nós temos a missão que nos foi dada de fazer nos 399 municípios 300 mil doses de vacinas para Influenza”. Ressaltou César.

Divulgação/Prefeitura FRG
A vacina já estava disponível para o público prioritário desde o início de abril. Então a maior parte do público do Dia D foi da população fora desses grupos. Mauro Medeiros, morador de Fazenda Rio Grande já havia garantido a sua dose, mas fez questão de trazer a companheira. “Vim trazer minha esposa para tomar vacina, não dá para descuidar da saúde”.

Divulgação/Prefeitura FRG
Além de várias autoridades municipais, quem também participou da ação em Fazenda Rio Grande foi o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti. “Essa ação está acontecendo em quatro regiões do Brasil e o objetivo é ofertar e estimular as pessoas a se vacinar contra gripe. Temos que lembrar que essa é uma doença que mata. A vacina é produzida no Brasil, produzida pelo Instituto Butantã, ela é segura e salva vidas. Então toda a população, principalmente os grupos de idosos, crianças, gestantes e as pessoas com comorbidades devem se vacinar”. Alertou o diretor.

Divulgação/Prefeitura FRG
Apesar do sucesso do Dia D de Multivacinação, todas as Unidades de Saúde continuarão os serviços de vacinação da gripe para toda população por mais tempo. Como explica a diretora da Vigilância em Saúde da cidade, Nelceli Garcia. “É importante ressaltar que a vacinação continua sendo a principal medida de prevenção contra a gripe e suas complicações. A Secretaria Municipal de Saúde continuará empenhada na vacinação, visando alcançar uma cobertura vacinal mais ampla e proteger a saúde da população”.
Ela também ressaltou como a imunização impacta diretamente na administração pública. “Cada dose aplicada representa uma proteção a mais para a pessoa e para a comunidade. Isso impacta diretamente na saúde do município, ajudando a evitar surtos, reduzir internações e salvar vidas”. Completou.

Divulgação/Prefeitura FRG
Ter as unidades cheias, com crianças, adultos e idosos buscando a vacinação, mostra o quanto nossa população está cada vez mais consciente sobre a importância da prevenção. E a nossa gestão está sempre empenhada em proporcionar melhores condições de saúde para uma Fazenda cada vez mais bem cuidada.

Bookmark the permalink.