Polícia Civil investiga suspeita de racismo de professora contra estudante de 14 anos em escola de Santa Maria

Segundo o registro policial, mãe do adolescente de 14 anos teria comparecido ao colégio após tomar conhecimento da situação. Docente negou os fatos. Ela está de licença-saúde, conforme a 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Suposto crime de racismo em escola
A Polícia Civil investiga um suposto crime de racismo em uma escola estadual de Santa Maria, na Região Central do RS. Após um desentendimento, uma professora teria utilizado uma expressão discriminatória para se referir a um estudante de 14 anos. A ocorrência foi registrada na segunda-feira (12).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme o boletim policial, o aluno teria xingado a professora. A mulher teria respondido com o termo pejorativo quanto à cor de pele do estudante.
Segundo o registro, a mãe do adolescente teria comparecido ao colégio e falado com a direção após tomar conhecimento da situação. A professora negou os fatos. A turma do estudante, no entanto, teria confirmado a ofensa.
A mãe relata que o estudante é reservado e teria pedido para trocar de escola. Ele não quer mais frequentar as aulas porque estaria sofrendo bullying.
Entenda a diferença entre racismo e injúria racial
A direção do Instituto Estadual Padre Caetano disse que está formalizando a documentação sobre o caso para auxiliar na investigação. A 8ª Coordenadoria Regional de Educação afirmou que também está envolvida em buscar esclarecimentos e afirmou que que a professora está de licença-saúde.
“A gente vai apurar, e com rigor, porque nós não aceitamos [injúria racial]. Nós temos uma política estruturada na secretaria, nós temos o grupo de trabalho antirracista e nós temos um trabalho cotidiano nas escolas. Nós não toleramos, não aceitamos atitudes que possam discriminar”, sustenta o coordenador regional de educação José Luis Viera Eggres.
De acordo com a delegada Luiza Souza, testemunhas e a suspeita deverão ser ouvidas nos próximos dias.
Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o estudante e a mãe dele não serão identificados.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Bookmark the permalink.