Mulher abandona cachorro ferido em ONG de Ribeirão Preto; VÍDEO


Disfarçada com boné e máscara, ela entrou na Associação Vida Animal, deixou animal amarrado no canil e foi embora. Polícia Civil investiga o caso. Mulher abandona cão durante atendimento em ONG de Ribeirão Preto
Uma mulher, disfarçada com boné e máscara, aproveitou um momento de descuido da equipe de uma ONG em Ribeirão Preto (SP) para abandonar um cachorro ferido na manhã de terça-feira (13). O flagrante ocorreu na sede da Associação Vida Animal (AVA), em Ribeirão Preto (SP) e foi registrado por câmeras de segurança (veja acima).
A mulher que abandonou o animal não tinha sido identificada até a publicação desta notícia. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
As imagens mostram que a mulher chegou ao local por volta das 9h. Aproveitando o horário de maior movimento na sede da ONG, ela entrou diretamente na área dos canis, demonstrando familiaridade com o espaço. Após deixar o cachorro amarrado, ela foi embora como se nada tivesse acontecido.
Segundo a associação, embora tenha usado um disfarce para não ser reconhecida, a suspeita é de que ela conhecia a rotina do local.
“Ela não hesitou em nenhum momento, foi direto ao canil. Isso indica que ela já esteve aqui antes. Ela sabia exatamente onde estava indo. Entrou, amarrou o cachorro e saiu como se nada tivesse acontecido”, afirmou Cinthia Simões, voluntária da ONG.
LEIA TAMBÉM
Mulher é suspeita de maltratar 73 gatos e vender sangue deles em Jaboticabal, SP
Animais de grande porte soltos: o que fazer para se manter seguro no trânsito?
Vídeo: Mulheres são presas por maus-tratos após gravação em que riem de cachorra acorrentada em Batatais
Mulher abandona cachorro em ONG de Ribeirão Preto e desaparece
Reprodução EPTV
Animal ferido e agressivo
Segundo a instituição, o cachorro é um animal de grande porte e apresentava sinais de ferimento na pata e estava com comportamento agressivo, o que tem dificultado os cuidados iniciais.
“Ele está machucado e muito bravo. Estamos respeitando o limite dele até que possamos oferecer atendimento completo com segurança”, completou Cinthia.
A associação reforça que, embora ofereça acolhimento e atendimento a casos urgentes, não é um local para que pessoas deixem animais de forma anônima ou forçada.
“A cidade enfrenta um problema sério de abandono. Mas estamos aqui para ajudar pessoas a cuidarem de seus animais, não para ser ponto de abandono. A responsabilidade de cuidado é do tutor”, reforçou Cinthia.
Crime e consequências legais
O abandono de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Desde 2020, com a Lei Sansão, as penalidades para quem maltrata cães e gatos foram endurecidas: a pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.
Cinthia destaca que, embora a ONG cuide de animais em situação de risco, o abandono dentro da sede é inaceitável e configura crime.
“O que essa mulher fez é abandono, e abandono é crime. Registramos boletim de ocorrência e estamos colaborando com a polícia. Já coletamos imagens internas e de câmeras próximas para tentar identificar essa pessoa”, afirmou.
Assista na íntegra ao vídeo que foi ao ar no EPTV 1:
Mulher abandona cão durante atendimento em ONG de Ribeirão Preto e foge
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Bookmark the permalink.