Lula confirma viagem ao Uruguai para velório de Pepe Mujica

Lula concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao ex-presidente do Uruguai, Pepe MujicaRicardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai comparecer ao velório do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. O chefe do Executivo brasileiro está em viagem oficial à China e, durante coletiva de imprensa em Pequim, na noite de terça-feira (13), confirmou a ida ao Uruguai para quinta-feira (15). O Palácio do Planalto incluiu o compromisso na agenda oficial, com previsão de partida às 10h. 

“Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque eu acho que o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência pra gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou Lula. 

O avião presidencial com a comitiva brasileira decolou de Pequim por volta de 2h da manhã desta quarta-feira (14). A previsão é que o presidente desembarque na Base Aérea de Brasília nesta madrugada. Com isso, Lula terá apenas algumas horas entre um voo e outro. 

Lula deve chegar ao Uruguai já na reta final do velório de Mujica. A cerimônia de despedida do ícone da esquerda latino-americana está marcada para começar às 15h desta quarta-feira, no Palácio do Legislativo uruguaio. A expectativa é que o corpo do ex-presidente permaneça no local por 24h. 

Ao término do velório, o corpo de Mujica será levado para cremação. Essa será a quarta viagem de Lula ao Uruguai desde o início de seu terceiro mandato à frente do Executivo, que começou em janeiro de 2023. 

Logo após assumir a presidência, Lula fez uma viagem oficial ao Uruguai, no final de janeiro de 2023. Na ocasião, encontrou-se com o ex-presidente Luis Lacalle Pou para discutir assuntos bilaterais e aproveitou para visitar Mujica, em sua chácara na zona rural de Montevidéu. 

Em dezembro de 2024, Lula retornou ao país sul-americano para participar da cúpula do Mercosul. Nessa viagem, encontrou-se novamente com Mujica, quando o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros. 

No início deste ano, em março, embarcou mais uma vez rumo ao Uruguai, para ir à posse do presidente eleito Yamandú Orsi. Nesta ocasião, Lula se encontrou de novo com Mujica. “Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque ele é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos”, disse o chefe do Executivo à época. 

Após a morte de Pepe Mujica, Lula comentou que, quando o viu há dois meses, sabia que seria a última vez. “Eu conheço muitos presidentes, muitos políticos, mas nenhum se iguala à grandeza da alma do Pepe Mujica. Ele era uma figura excepcional”, declarou.

“Quando visitei ele agora no Uruguai, eu tinha certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Tinha a certeza, porque ele mesmo dizia que estava no fim. Ele não escondeu em nenhum momento a gravidade da evolução da sua doença”, destacou o presidente brasileiro.

Para esta quarta ida ao país vizinho, com intuito de comparecer ao funeral de Mujica, Lula cancelou compromissos oficiais no Espírito Santo, que estavam agendados para sexta-feira (16). 

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) informou, na manhã desta quarta-feira (14), a suspensão das agendas previstas no estado.  “Devido a ida do presidente Lula ao funeral do ex-presidente Pepe Mujica em Montevidéu, as agendas previstas para sexta-feira no Espírito Santo estão suspensas. Em breve, divulgaremos detalhes sobre a viagem ao Uruguai”, afirmou a Secom

Luto oficial 

O governo brasileiro decretou luto oficial de três dias em decorrência da morte de Pepe Mujica. A medida foi oficializada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicado em edição extra do Diário Oficial da União de terça-feira (13). 

Em discurso, realizado nesta mesma noite em que foi decretado o luto oficial, Lula disse que Mujica foi muito importante para a democracia. “O Pepe Mujica, ele não foi apenas um militante de esquerda. Ele não foi um senador, um deputado ou um presidente da República do Uruguai. O Pepe Mujica era um ser humano, sabe, muito, muito importante para a democracia, para os setores progressistas da sociedade, para a esquerda”, afirmou. 

“Eu posso dizer para vocês que quem teve amizade com o Pepe Mujica sabe que é muito difícil você encontrar duas ou três pessoas no mundo com o caráter dele, com a dignidade dele e com a postura dele. Então, ele nos deixa. Eu espero que a carne se vai, mas as ideias ficam. Eu espero que as pessoas que estão aqui tirem proveito das ideias e dos ensinamentos do Pepe Mujica”, concluiu Lula. 

Bookmark the permalink.