Policiais que aparecem em vídeo de agressão a jovem são afastados pela Polícia Militar do Acre


Policiais vão responder um Inquérito Policial Militar (IPM). Durante abordagem no último dia 5, um rapaz levou um tapa no rosto de um policial militar no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco. Outro servidor aparece no vídeo e assiste à cena. Policial é flagrado agredindo jovem durante abordagem em Rio Branco
O policial militar flagrado dando um tapa no rosto de um jovem e o colega dele que assistiu à cena foram afastados das funções pela Polícia Militar do Acre (PM-AC). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (7) pela assessoria de comunicação da corporação.
LEIA MAIS:
Empresário acusa policiais militares de truculência e abuso de poder ao ser preso no interior do AC; veja vídeo
Além do afastamento, os militares vão responder um Inquérito Policial Militar (IPM).
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento em que um policial militar dá um tapa no rosto de um jovem durante uma abordagem na última quarta (5) no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco.
Em nota, o Comando da Polícia Militar do Acre informou que o caso foi remetido à Corregedoria-Geral da PM-AC para abertura de inquérito policial militar destinado a apurar a conduta dos policiais. (Veja nota na íntegra abaixo).
Abordagem
A abordem dos militares ao rapaz ocorreu em uma área de mata. Nas imagens, um dos militares aparece conversando com o rapaz que está com as mãos para trás. Em um dado momento, o PM chega a empurrar o jovem e depois dá um tapa no rosto dele, enquanto um outro policial, com a arma na mão, observa a cena.
Policial Militar dá tapa no rosto de jovem durante abordagem em Rio Branco
Reprodução
Com o impacto do tapa, o rapaz cai sentado e em seguida se levanta e segue com as mãos para trás. Após mais uns minutos, eles andam em direção aos fundos de uma casa e o vídeo é encerrado.
No último domingo (2), um vídeo em que o empresário Sandro Araújo aparece sendo revistado e preso por policiais militares de Senador Guiomard, no interior do Acre, também viralizou nas redes sociais. Nas imagens, que duram pouco mais de um minuto, os PMs chegam à conveniência de Araújo, o revistam e o algemam sob a alegação de que ele estaria funcionando fora do horário estabelecido.
Ao ver que um homem filmava a ação, o policial também o ameaça e o manda parar de filmar. Na época, a Polícia Militar também informou que iria apurar a abordagem e disse ainda que o empresário foi levado à delegacia porque estava com um canivete. Em resposta, Araújo disse que o canivete que estava no bolso é um acessório que usa rotineiramente.
Nota de esclarecimento
Sobre vídeo que circula em grupos de WhatsApp e nas redes sociais sobre o atendimento de uma ocorrência no dia 5 de julho, em que aparecem dois policiais militares em uma abordagem, a Polícia Militar do Acre (PM-AC) esclarece que a instituição não coaduna com posturas que não estejam de acordo com a legislação e respeito aos direitos humanos.
A instituição informa que, tão logo tomou conhecimento das imagens, o comandante imediato dos militares adotou providências para abertura de procedimento. De ordem do comandante-geral, o caso foi remetido à Corregedoria-Geral da PM-AC, para abertura de inquérito policial militar destinado a apurar a conduta dos policiais.
Tendo como missão garantir a ordem pública e a segurança das pessoas, com respeito aos direitos humanos, a PM-AC reafirma seu compromisso com a sociedade acreana e ressalta que busca prestar serviço de qualidade aos cidadãos, de forma digna e respeitosa.
Quaisquer tratamentos antiprofissionais ou que firam as boas práticas de relacionamento com o cidadão não serão tolerados.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.