Pesquisadores transformam cigarra em ‘caixa de som’ e animal toca música; VEJA

A cena parece ter saído de um filme de ficção científica, mas foi feita em um laboratório da Universidade de Tsukuba, no Japão. A ideia é poder usá-las para enviar instruções de evacuação e comunicações de emergência durante desastres. Pesquisadores transformam cigarras em ‘caixa de música’ 
Um grupo de pesquisadores conseguiu transformar cigarras em uma “caixa de som” viva. No experimento, o som das cigarras foi manipulado por estímulos elétricos, o que permitiu que os insetos “tocassem” notas musicais e até uma música completa. (Veja no vídeo acima)
A cena parece ter saído de um filme de ficção científica, mas foi feita em um laboratório da Universidade de Tsukuba, no Japão. A ideia era testar se a cigarra poderia ser transformada em um biobot — robôs de última geração que combinam organismos vivos e computadores.
Com isso, seria possível, por exemplo, usá-las para enviar instruções de evacuação e comunicações de emergência durante desastres.
🔊 Como o estudo foi feito
Cigarras machos produzem som com a vibração de uma estrutura no abdômen chamada tímpano. Ela funciona como uma membrana que, ao ser contraída e relaxada rapidamente por músculos específicos, emite o som. O volume pode chegar a 120 decibéis.
Para se ter uma ideia, isso é equivalente ao som de uma sirene de ambulância a poucos metros de distância ou ao ruído de uma turbina de avião durante a decolagem, quando se está próximo da pista.
No experimento, os cientistas inseriram eletrodos no abdômen da cigarra para aplicar estímulos elétricos diretamente nos músculos que movimentam o tímpano.
A variação no sinal permitiu controlar a frequência do som emitido — ou seja, os pesquisadores conseguiram fazer com que as cigarras emitissem diferentes “notas musicais”.
Ao final, eles juntaram os vídeos gravados e formaram a música da famosa peça clássica “Cânone de Pachelbel”. (Veja o vídeo acima)
No vídeo, apesar de parecer que a cigarra está “cantando”, os pesquisadores explicam que o som não sai da boca do inseto, mas da vibração do tímpano — que funciona como uma pequena “caixa de som”.
Depois do experimento, todas as cigarras permaneceram saudáveis e foram devolvidas à natureza.
Bookmark the permalink.