Operação contra organização criminosa prende suspeito de tortura em novo desdobramento em SC

policiais durante cumprimento da operação contra organização criminosa

Forças de segurança cumprem mandado de busca em Chapecó durante desdobramento da 4ª fase da Operação Sodalitas Finis. – Foto: Gaeco/ND

Um homem suspeito de integrar uma organização criminosa e de praticar atos de tortura contra outro integrante da organização criminosa foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (15) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

A prisão faz parte de um desdobramento da 4ª fase da Operação Sodalitas Finis, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e pelo DIC (Departamento de Investigações Criminais) da Polícia Civil.

Além da prisão, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Chapecó e Itá, com apoio da Polícia Militar, SAERFRON, Canil da Polícia Civil e outras forças de segurança.

Conforme o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), a ação representa mais um passo para desarticular a organização criminosa que atua no Oeste e em outras regiões do estado.

As ordens judiciais foram autorizadas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó. A identidade do suspeito preso não foi divulgada, e a investigação segue sob sigilo.

Objetos apreendidos na ação podem ajudar a aprofundar as investigações sobre a organização criminosa. – Foto: Gaeco/ND

Operação mira organização criminosa envolvida em tráfico, homicídios e tortura

A operação “Sodalitas Finis”, que significa “o fim do grupo” em latim, busca desmantelar uma das maiores facções criminosas em atividade em Santa Catarina, responsável por crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubos e torturas.

Segundo o MPSC, desde agosto de 2023, quando a primeira fase foi deflagrada, já foram cumpridos centenas de mandados e 99 pessoas foram condenadas.

A 4ª fase, em fevereiro deste ano, resultou na execução de 70 mandados de busca e apreensão e 49 prisões preventivas em cidades catarinenses como Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages e Curitibanos, além de Cascavel, no Paraná.

A operação desta quinta-feira é considerada um desdobramento direto da 4ª fase, mostrando que o trabalho de investigação e combate ao crime organizado continua ativo e estratégico.

Equipes do GAECO, DIC e PM se mobilizam para o cumprimento de mandados em Chapecó e Itá nesta quinta-feira (15). – Foto: Gaeco/ND

O que é o Gaeco?

O Gaeco é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, integrada por membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.

Seu objetivo é identificar, investigar e reprimir as organizações criminosas que atuam em Santa Catarina.

Bookmark the permalink.