Músico Yamandu Costa é denunciado por abuso sexual e agressão

ffO músico Yamandu Costa é investigado pela suspeita de violência física, sexual e psicológica contra uma mulher com quem teve um relacionamento de três meses. A denúncia foi registrada pela polícia de Barcelona, na Espanha, mas os episódios teriam ocorrido em Lisboa, onde o compositor e violinista gaúcho mora desde 2019.

No entanto, a denúncia veio a público no domingo (11), após as acusações terem sido detalhadas em um vídeo compartilhado por Inês Marinho, fundadora do movimento Não Partilhes, que combate a violência sexual e a divulgação não autorizada de imagens íntimas de mulheres.

Na publicação, Marinho detalha a história da vítima, que optou pelo anonimato. Segundo a denúncia, o músico Yamandu Costa a teria dopado com um medicamento e abusado sexualmente dela em pelo menos três ocasiões.

Yamandu Costa é suspeito de dopar e abusar sexualmente da vítima

No vídeo, Marinho mostra prints de mensagens trocadas entre Costa e a mulher. Nas conversas, o músico se desculpa e afirma não se lembrar das agressões, dizendo que foi “sem-querer”.

O relato explica que a vítima era uma fã do músico Yamandu Costa e que os dois se conheceram em um show. O casal iniciou um relacionamento e viajou para a Colômbia, trajeto pago pela vítima. Em seguida, Costa teria oferecido levá-la para a Europa, viajando por Paris e Lisboa.

No entanto, ela denuncia que foi abusada sexualmente em Paris, enquanto estava dopada. Quando acordou, sentia dores e percebeu vestígios de sêmen. Em Lisboa, novos episódios de violência sexual teriam ocorrido. O uso de medicamentos que teria dopado a vítima durante as agressões foi comprovado por exames de laboratório.

A vítima procurou ajuda e registrou a queixa após afirmar ter sido agredida com tapas e empurrões na presença de testemunhas. Um laudo do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses da Catalunha confirmou a presença de hematomas no corpo da mulher, compatíveis com as agressões relatadas.

Músico Yamandu Costa nega acusações

O músico Yamandu Costa foi procurado pelo ND Mais, mas não retornou até a publicação desta matéria. No entanto, à Folha de SP., ele negou as acusações:

“Recebi com perplexidade e tristeza a informação a respeito de graves alegações. Nego veementemente o teor delas, como também repudio qualquer tipo de violência. Aproveito a oportunidade para me solidarizar com as mulheres vítimas de abuso e informar que colaborarei integralmente com as autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos. Com o intuito de resguardar a verdade, tendo em vista a seriedade do tema, a partir deste momento, meus advogados passarão a tomar as medidas necessárias”, disse o músico.

Denuncie a violência contra a mulher

Toda violência doméstica deve ser denunciada sob a Lei Maria da Penha. Se presenciou ou foi vítima, informe as autoridades. Em Santa Catarina, a denúncia pode ser feita de maneira online na Delegacia de Polícia Virtual da Mulher por este link ou pelo WhatsApp (48) 98844-0011. Na Polícia Militar, usa-se o aplicativo PMSC Cidadão. Já por telefone, a denúncia pode ser anônima pelos telefones 181 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) e 180 (DisqueDenúncia).

Bookmark the permalink.