Morre José Israel Vargas, ex-ministro de Ciência e Tecnologia


José Israel Vargas tinha 97 anos e morreu em Belo Horizonte. Cientista foi um dos formuladores da política de energia nuclear do país e ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). José Israel Vargas
Arquivo/Fiemg
Morreu, na manhã desta quinta-feira (15), o ex-ministro José Israel Vargas, aos 97 anos, em Belo Horizonte. A causa da morte não foi divulgada.
Vargas nasceu em Paracatu, no interior de Minas Gerais, e fez doutorado em ciências nucleares na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Ele esteve à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1992 e 1999, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco.
O presidente Lula (PT) emitiu uma nota lamentando a morte do cientista. “Vargas sempre defendeu a produção e a aplicação do conhecimento científico no Brasil e denunciou corajosamente o obscurantismo que enfrentamos no passado recente. Que Deus conforte os corações de seus familiares, amigos e colegas cientistas”, declarou.
O cientista deixa três filhas: Cláudia, Joana e Maria Vargas.
Defensor da ciência
Vargas também era professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi reconhecido como um dos formuladores da política de energia nuclear do país no início dos anos 1960, além de ser considerado um crítico do corporativismo na ciência brasileira.
Na ditadura militar, o cientista chegou a ter seu laboratório tomado pelo exército e, por isso, se mudou para a França, onde virou pesquisador do Centro de Estudos Nucleares do Comissariado de Energia Atômica, em Grenoble, e liderou grupos de pesquisa.
De volta ao Brasil, ele se tornou presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), cargo que ocupou entre 1991 e 1993, e ministro. Vargas ainda presidiu, por duas vezes, a Academia Mundial de Ciências (TWAS), atuou conselheiro na Organização das Nações Unidas (ONU) e foi secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.
Em 2015, ele foi homenageado pelo Prêmio Bom Exemplo (veja vídeo abaixo).
Químico e pesquisador José Israel Vargas é homenageado especial do Prêmio Bom Exemplo
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Bookmark the permalink.