Zeladoria de Atibaia já realizou roçada e limpeza em área da cidade


Área é equivalente a 360 campos de futebol. Diariamente, mais de 120 funcionários realizam os trabalhos em diferentes regiões da cidade No início de janeiro, Atibaia enfrentava uma situação crítica em diversas áreas, sendo a zeladoria uma das mais impactadas — o mato alto e a sujeira chamavam a atenção por toda a cidade. Isso ocorreu porque, em 2024, durante a gestão anterior, diversos serviços foram paralisados devido a um decreto de corte de despesas publicado em setembro daquele ano, comprometendo seriamente a execução de serviços essenciais, como a limpeza urbana. Diante desse cenário, uma das primeiras ações da nova gestão foi enfrentar essa demanda reprimida. Hoje, a Secretaria de Serviços colhe os frutos de um trabalho intenso. Já foram executadas roçadas e limpeza em uma área total de 2.574.000 m² — o equivalente a 360 campos de futebol. Outro destaque é o serviço de tapa-buracos, que já recuperou 8.052 m² de vias desde o início do ano.
O município permanece enfrentando um momento muito difícil na área financeira, decorrente da gestão da administração anterior, porém hoje a Prefeitura trabalha com foco em eficiência e economia em suas ações. Mesmo com a cidade em fase de recuperação após período de deficit fiscal, os mutirões das equipes de Zeladoria da Prefeitura de Atibaia estão a todo vapor, mudando a paisagem e a realidade locais. Diariamente, mais de 120 funcionários – entre servidores da Prefeitura e de profissionais de empresas terceirizadas – realizam os trabalhos de varrição urbana, manutenção de sistemas de drenagem e limpeza de galerias, além de manutenção de pavimentação (com tapa-buracos) e serviços de poda de árvores e roçada (manual e mecanizada). As equipes e máquinas começam as ações bem cedo, espalhadas em diferentes bairros.
Demanda acumulada
No início de janeiro, o passivo da Prefeitura no setor de Zeladoria era de cerca de 1.200.000 m² (um milhão e duzentos mil metros quadrados). A cidade tinha demandas urgentes de roçada, manutenção de sistemas de drenagem e tapa-buraco. Esse trabalho tinha sido cessado em outubro de 2024 e a situação foi agravada com a chegada do verão, época em que o mato cresce rápido devido às chuvas e calor intenso. Além disso, os serviços de varrição haviam sido reduzidos em mais de 75% nos meses de novembro e dezembro daquele ano.
A gestão passada reduziu equipes de trabalho em diversas áreas e suspendeu aproximadamente 25% dos contratos. A escassez de orçamento afetou serviços essenciais, que tiveram corte de cerca de 20% nesse setor. Se não bastasse o abandono da manutenção de praças e outros locais públicos, houve redução do orçamento da Secretaria de Serviços em mais de 50% para a Zeladoria Municipal. No caso da manutenção de vias não pavimentadas, a Prefeitura ficou sem os serviços a partir de outubro de 2024. Com a redução orçamentária de mais de 75% nesse setor, a Secretaria de Serviços enfrentou muitas dificuldades.
O setor de poda também enfrentou grandes desafios, pois os trabalhos nessa área estavam paralisados desde novembro. Os equipamentos sofreram com a falta de manutenção e a restrição orçamentária afetou gravemente o atendimento.
Virada de jogo
A Secretaria de Serviços está virando o jogo graças a ajustes na execução de contratos, na gestão efetiva das programações de serviços em todas as áreas e na gestão orçamentária. Importante destacar o trabalho dos colaboradores da Secretaria de Serviços e das empresas terceirizadas, que diariamente estão nas ruas, em diferentes bairros, para executar as tarefas.
Apesar das dificuldades, o serviço de roçada feito nos quatro primeiros meses de 2025 teve sua produtividade aumentada em mais de 36% em comparação ao mesmo período de 2024. Quanto aos serviços de drenagem e logradouros, mesmo com o contrato reduzido em mais de 75%, a Prefeitura está conseguindo atender demandas sensíveis, como problemas de galerias, manutenção do pavimento em paralelepípedos e limpeza de sistemas de drenagem, fundamental para mitigar os problemas de escoamento de água.
Em relação aos serviços de tapa-buracos, apesar dos contratos reduzidos e vias sem manutenção desde outubro de 2024, as equipes chegaram a um percentual de atendimento de aproximadamente 80% da demanda (desde 6 de janeiro). Diante da demanda acumulada, os profissionais responsáveis por esse trabalho atenderam priorizaram as vias de maior fluxo de veículos e, posteriormente, as vias secundárias nos bairros e cidade.
Todos as conquistas são prova de que é possível fazer gestão eficiente mesmo com recursos reduzidos.
Outra demanda reprimida era em relação à poda de árvores cujos galhos atingem a rede elétrica. A Administração Municipal, então, firmou uma parceria operacional com a Elektro para atendimentos da demanda e o resultado foi positivo, uma vez que hoje esse trabalho está mais ágil. A demanda ainda é grande neste setor, porém o trabalho vem sendo intensificado para atender a população.
Sobre a manutenção de vias não pavimentadas na zona rural, desde os primeiros dias de janeiro as equipes da Secretaria de Serviços têm realizado a manutenção utilizando dois comboios. O segundo comboio entrou em operação em fevereiro e o terceiro no mês de março, o que agilizou sensivelmente a conservação das vias em zonas rurais, tão importantes principalmente para dar vazão à produção agrícola local. O trabalho tem dado resultado, tanto que os comboios estão chegando em locais que há mais de anos não recebiam manutenção.
Desafios
As ações da Zeladoria na cidade continuam e o trabalho vem sendo intensificado. Os contratos vencem com as empresas terceirizadas terminam em dezembro de 2025 e a Secretaria de Serviços planeja realização de novas licitações buscando novos modelos de trabalho. A ideia é renovar a forma de realizar os serviços, buscando ainda mais agilidade e eficiência e utilização de equipamentos capazes de aumentar a produtividade. O objetivo é prestar um serviço de qualidade, com maior frequência, que chegue em todas as regiões da cidade, sem exceção.
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