Quem é Fernando Sarney, nomeado interventor da CBF após saída de Ednaldo Rodrigues

Fernando Sarney

Quem é Fernando Sarney, nomeado interventor da CBF após saída de Ednaldo Rodrigues – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) passou por uma grande mudança nesta quinta-feira (15). O presidente Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo por uma decisão da Justiça. No lugar dele, o vice-presidente Fernando Sarney foi nomeado como interventor e será o responsável por organizar novas eleições.

De acordo com o desembargador Gabriel Zéfiro, do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), o motivo do afastamento foi a suspeita de falsificação da assinatura do ex-presidente Coronel Nunes em um acordo feito no começo do ano. Um laudo pericial aponta que a assinatura é falsa.

Esse acordo contou com a assinatura de cinco dirigentes e encerrou a ação do processo eleitoral da CBF. Na prática, permitiu que Ednaldo seguisse na presidência, fato que ocorreu em março.

 

Quem é Fernando Sarney?

Fernando Sarney é vice-presidente da CBF e agora assume como interventor da entidade. Ele faz parte do grupo de oposição a Ednaldo Rodrigues e não participou da chapa de reeleição de Ednaldo, que ocorreu por aclamação em março deste ano. Seu mandato como vice vai até março de 2026.

Além do futebol, Fernando Sarney tem forte ligação com a política. Ele é filho do ex-presidente da República José Sarney, irmão da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney e do ex-deputado José Sarney Filho.

Fernando Sarney – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

É formado em Engenharia Civil pela USP e também atua no setor de comunicação, é dono do Sistema Mirante de Comunicação, grupo de rádio e TV com forte presença no Maranhão.

Trajetória na CBF e embates

Fernando Sarney está na CBF desde 1998, quando começou como diretor de relações governamentais na gestão de Ricardo Teixeira. Desde então, se manteve como uma figura influente na entidade, passando por cargos importantes durante as presidências de José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Rogério Caboclo.

Em 2015, ele passou a integrar o Comitê Executivo da FIFA, ocupando o lugar de Del Nero, que se afastou após virar alvo de uma investigação do FBI.

Fernando Sarney é o atual vice-presidente da CBF – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Mesmo tendo assinado o acordo que foi reconhecido pelo STF em fevereiro de 2025 e que confirmou Ednaldo Rodrigues como presidente da CBF, Fernando Sarney contesta a validade da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, nesse documento.

Sarney entrou com uma ação na Justiça do Rio de Janeiro pedindo a destituição de Ednaldo Rodrigues e propôs assumir interinamente a presidência da CBF para convocar novas eleições. Segundo ele, a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti pela Seleção Brasileira teria sido uma tentativa de Ednaldo para tirar o foco das investigações sobre esse acordo.

Polêmicas e investigações

O nome de Fernando Sarney já apareceu em algumas polêmicas no passado. Em 2006, ele foi alvo da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investigou movimentações suspeitas de dinheiro ligadas à família Sarney durante as eleições no Maranhão.

Em 2009, ele foi indiciado pela Polícia Federal, acusado de formação de quadrilha, tráfico de influência e falsificação de documentos para beneficiar empresas privadas em contratos com o governo. Ele negou todas as acusações.

No mesmo ano, Fernando pediu à Justiça que proibisse o jornal O Estado de S. Paulo de publicar reportagens sobre o caso. A liminar foi concedida, e o jornal passou anos impedido de divulgar informações da chamada Operação Boi Barrica. O caso foi considerado um episódio de censura à imprensa, já que a decisão judicial impedia a divulgação de fatos de interesse público.

Bookmark the permalink.