Clarão no céu chama atenção de moradores em ao menos 4 estados brasileiros


Segundo especialistas, não se trata de meteoro ou avião. É lixo espacial – objetos criados pelo homem, que estão em órbita ao redor da Terra e que não têm mais utilidade. Clarão no céu chama atenção de moradores em ao menos 4 estados brasileiros
Reprodução/TV Globo
Um clarão no céu chamou a atenção de moradores em ao menos quatro estados na quarta-feira (14) à noite.
A observação veio no jeito mineiro de dar nome ao desconhecido.
“Juvenilia, Minas Gerais. Caindo um trem”, descreveu um homem.
Além de Minas Gerais, moradores de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Bahia registraram as faixas de luz cruzando o céu na quarta-feira (14) à noite, por volta das 18h30.
“É o fim do mundo!”, disse um observador.
“Meu Deus do céu, que isso? Avião pegando fogo?”, questionou outro.
Clarão no céu chama atenção de moradores em ao menos 4 estados brasileiros
Reprodução/TV Globo
Segundo especialistas, não se trata de meteoro ou avião. É lixo espacial. São objetos criados pelo homem, que estão em órbita ao redor da Terra e que não têm mais utilidade. Podem ser pequenos como uma ferramenta ou bem maiores como partes de satélites.
O Centro de Operações Espaciais da Força Aérea Brasileira informou que o objeto é provavelmente parte de um foguete que permaneceu anos em órbita até reingressar na atmosfera, e que essa estrutura raramente atinge o solo porque queima antes disso.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, formada por astrônomos voluntários, afirma que o objeto percorreu cerca de 1,5 mil km em quatro minutos.
“Nesse caso, foi o segundo estágio do foguete Falcon 9 que levou o satélite Ásia 78. Depois, permaneceu em órbita da Terra. Aos poucos, ele vai perdendo velocidade e, consequentemente, altitude. É por isso que eles reentram”, explica Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.
A Nasa, Agência Espacial Americana, estima que existam 6 mil toneladas de materiais na órbita da Terra.
“Se houver algum fato, algum acidente na reentrada desses objetos ou até mesmo colisões em órbita na Terra, os responsáveis vão ser esses países aí que planejaram o lançamento e lançaram”, diz Nathalia Fonseca, física e assessora do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento – UFMG.
E se os objetos continuarem assim, bem longe da gente, podem proporcionar encantamento.
“Olha, meu coração disparou. Que lindo”, comentou uma mulher.
“Estrela cadente? Vou fazer um pedido”, afirmou um criança.
Clarão no céu chama atenção de moradores em ao menos 4 estados brasileiros
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
É um meteoro? ‘Bola de fogo’ é vista em várias regiões do DF
‘Bola de fogo’ é vista no céu de cidades do Brasil; entenda a origem
Bookmark the permalink.