7 mitos sobre gasolina e consumo que você deve parar de levar a sério

na foto um frentista coloca gasolina no carro, mas esconde os 7 mitos sobre gasolina e consumo de combustível

Gasolina, combustível, preço da gasolina, preço do combustível – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Quando se trata de carros, de gasolina e consumo, existem muitas coisas diferentes que você ouve. Com o fato de que ano após ano, a tecnologia dos carros evolui, isso pode mudar o que antes se considerava certo.

Existem pelo menos 7 mitos sobre gasolina, eficiência e consumo de combustível que todos já ouvimos, mas que na realidade não são verdadeiros. Vamos a eles:

7 mitos sobre gasolina e consumo que você deve ou não levar a sério

1) Gasolina cara (premium) melhora o desempenho do carro

Um dos 7 mitos sobre gasolina refere-se ao combustível ser mais caro e não significar melhor desempenho. A diferença entre a gasolina 95 “normal” e a gasolina premium é principalmente o índice de octanas, ou seja, a resistência à autoignição.

Os veículos de alto desempenho ou turbo alimentados exigem combustível premium, a menos que o fabricante tenha declarado que o seu não exige isso, você não verá nenhuma diferença que justifique esse custo extra.

2) Você economiza combustível se dirigir com o ar condicionado desligado, mas não com as janelas abertas

A utilização do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível, mas o mesmo pode ocorrer se você deixar os vidros do carro abertos, principalmente em altas velocidades.

A resistência aerodinâmica aumenta e você acaba queimando mais. Portanto, na estrada, o ar-condicionado é a opção mais econômica.

3) As transmissões manuais são sempre mais econômicas

Esse é outro dos 7 mitos sobre gasolina e economia que costumava ser verdade, pois no passado, os carros com transmissão manual tinham mais marchas e melhor controle de rotação.

na foto aparece uma transmissão manual que tem a ver com 7 mitos sobre gasolina

A velocidade de um carro depende do número da marcha que o motorista aciona – Foto: Freepik/ND

No entanto, agora as transmissões têm sete ou até nove marchas e tecnologias avançadas, como dupla embreagem, igualam ou superam as transmissões manuais em termos de economia.

4) Deixar o motor em marcha lenta é melhor do que desligá-lo e ligá-lo novamente

Deixar o motor em marcha lenta por mais de 10 segundos consome mais combustível do que religá-lo. Além disso, os modernos sistemas start-stop contribuem tanto para a economia de combustível quanto para a redução de emissões de poluentes.

5) Os aditivos de combustível melhoram o desempenho

Outro dos 7 mitos sobre gasolina é sobre os aditivos de combustível que têm usos importantes, como limpar injetores ou prevenir corrosão, mas eles não vão “transformar” o desempenho do seu motor, nem aumentar sua autonomia.

Na verdade, se você usar um combustível de qualidade e fizer a manutenção regular, provavelmente não vai precisar usar aditivos.

6) Carros pequenos sempre consomem menos combustível

O senso comum diz que quanto menor o carro, menor o consumo. Esse é outro dos 7 mitos sobre gasolina. Mas, na prática, motores pequenos são submetidos a estresse em condições reais e podem consumir mais combustível do que um motor maior com tecnologia avançada.

7) O combustível não tem prazo de validade

Um outro dos 7 mitos sobre gasolina é que o combustível não tem prazo de validade. A verdade é que tem sim. A composição da gasolina começa a se deteriorar após cerca de um mês no tanque.

Se for armazenada corretamente, ela pode durar até seis meses. A gasolina premium dura um pouco mais, cerca de nove meses. O combustível estragado pode causar problemas de partida ou até mesmo danos ao motor.

Bookmark the permalink.