Mulher descobre gravidez mesmo usando DIU há mais de dois anos: ‘Quando é para ser’


Caso aconteceu em Três Rios. Ravi nasceu no dia 8 de maio no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição. Rafaela, Saulo e o bebê Ravi
Arquivo pessoal
Surpresa e gratidão. Esses foram os sentimentos da moradora de Paraíba do Sul (RJ), Rafaela de Souza, de 35 anos, ao descobrir que estava grávida mesmo usando DIU (dispositivo intrauterino) há mais de dois anos.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
“Quando é pra ser, ultrapassa todas as barreiras”, comentou Rafaela.
Neste Mês das Mães, o g1 e a produção da TV Rio Sul conversaram com a Rafaela, que descobriu que o filho Ravi estava a caminho mesmo usando usando um método contraceptivo que tem mais de 99% de eficácia.
Rafaela e Saulo de Aquino já são pais do Rafael, de 15 anos, e o Simon, de 3. A desconfiança veio da mãe da Rafaela quando chegou em casa e viu a filha chorando, assim como nas outras duas gestações.
“Ela logo disse: ‘Você está grávida’. Eu neguei, falei que era impossível, pois estava com o DIU”, lembrou.
Além do emocional abalado, à época, Rafaela estava sentindo um cansaço fora do normal, sono excessivo, falta de ânimo e um vazio constante no estômago que a fez pensar que estava com depressão.
Ela chegou até fazer contato com o terapeuta para marcar uma consulta, pois não conseguia sair da cama, tinha crises de choro frequentes e pensou que era algum problema emocional.
Rafaela, Saulo e o bebê Ravi
Arquivo pessoal
Mas, cedendo à desconfiança da mãe, Rafaela foi com uma amiga até uma farmácia da cidade e comprou um teste de gravidez. O resultado foi imediato: as duas linhas ficaram vermelhas e comprovou que ela estava grávida.
“Apareceu na hora. Eu só consegui dizer: ‘Ah, tô grávida’. Foi um susto enorme. Fiquei sem entender como aquilo era possível”, contou Rafaela.
Rafaela já estava uma consulta marcada para revisar o DIU, mas o atendimento previsto se transformou em pré-natal. E as surpresas não pararam no positivo do teste de gravidez: o exame mostrou que o DIU seguia perfeitamente posicionado.
“A médica disse que o Diu estava certinho. Poderia ter feito a revisão, que estaria tudo normal. Mas, era pra acontecer”, explicou.
A gestação seguiu tranquila e com o acompanhamento regular ao médico. Ravi nasceu em uma cesariana no dia 8 de maio de 2025 no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios (RJ).
Apesar do susto ao ver o positivo, a descoberta inesperada da vinda do Ravi foi um presente para a família, que agora está completa.
A mãe lembrou ainda que no dia do nascimento, a médica retirou o DIU durante o parto. Na ocasião, a equipe médica até registrou o momento com uma foto do bebê segurando o dispositivo.
“Não foi planejado, mas foi um presente de Deus. Ravi chegou para transformar nossas vidas”, finalizou Rafaela.
Médicos fizeram foto do Ravi segurando o Diu
Arquivo pessoal
Sobre o DIU
O DIU é um dispositivo projetado em formato de “T” que é inserido através do colo do útero até a cavidade uterina com o objetivo de prevenir a concepção.
A versão hormonal e a versão de cobre do DIU têm mecanismos de ação distintos, mas ambas compartilham uma mesma missão final: impedir que os espermatozoides encontrem os óvulos. Ele é um dos métodos disponíveis de graça no Brasil, com eficácia superior a 99%.
No caso do DIU de cobre, o objeto, sendo um corpo estranho dentro do útero, provoca uma reação inflamatória que torna os espermatozoides mais lentos ou até inativos, impedindo o seu progresso até as trompas e o encontro com o óvulo.
Diu
GETTY IMAGES via BBC
Já os dispositivos hormonais contêm levonorgestrel, um tipo de progesterona semelhante à que ocorre naturalmente na segunda fase do ciclo menstrual. Sua ação é criar um tampão espesso e denso, dificultando o caminho dos espermatozoides da vagina até o útero e as trompas.
Segundo médicos ouvidos pelo g1, a segurança do método é similar a de uma laqueadura, ultrapassando ao da pílula anticoncepcional. No Sistema Único de Saúde (SUS), os médicos implementam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos, sem nenhum tipo de custo.
‘Nasceu segurando o DIU’: quais as chances de engravidar usando método contraceptivo?
GETTY IMAGES via BBC
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Bookmark the permalink.