Biguaçu celebra 192 anos de história com avanços, memórias e festa; veja programação

Pescador Jocelino Machado na praia João Rosa, em Biguaçu, cidade que celebra 192 anos neste sábado

Pescador Jocelino Machado na praia João Rosa, em Biguaçu, cidade que celebra 192 anos neste sábado – Foto: Divulgação/ND

Em 17 de maio de 1833, a então freguesia de São Miguel conquistava sua emancipação política e dava origem ao município de Biguaçu. Neste sábado, a cidade comemora 192 anos de história, marcada por tradições, transformações e um olhar cada vez mais voltado para o futuro.

Com localização estratégica entre os maiores portos e aeroportos de Santa Catarina, Biguaçu se destaca pelo crescimento econômico, qualidade de vida e o carinho de quem a escolheu como lar.

Entre os que construíram raízes no município está o aposentado José Luiz da Silva, 73. Natural de Chapecó, ele vive em Biguaçu há três décadas.

“Eu encontrei a minha mulher em Florianópolis, casamos e viemos morar aqui. E estamos aqui até hoje. Eu não tenho nada a reclamar da cidade, é muito tranquila. Já estou aposentado há quase 30 anos e agora estou na fase de relaxar, aproveitar os filhos, os netos também, e aqui pra mim está ótimo”, garante.

José Luiz é aposentado e mora em Biguaçu há 30 anos

José Luiz é aposentado e mora em Biguaçu há 30 anos – Foto: Divulgação/ND

Quem também encontrou em Biguaçu um lugar para construir a própria história foi a dona de casa Jéssica Ferreira, 29. Com a filha Zoe, de apenas 1 ano, ela valoriza o ambiente calmo e familiar do município.

“Quando eu casei, o meu esposo é daqui e vim morar pra cá. O amor me trouxe”, disse, entre risos. “Gosto muito de morar aqui, é uma cidade tranquila, não trocaria por outra cidade da Grande Florianópolis. Também acredito que é um bom lugar para a minha filha crescer e ter um bom futuro.”

Como sugestão, ela destaca a necessidade de mais opções gastronômicas, principalmente à noite.

Jéssica Ferreira com a sua filha Zoe – Foto:Divulgação/ND

Já o pescador Jocelino Machado, 60, representa o elo entre a cidade e suas raízes ligadas ao mar. Natural de Biguaçu, ele cresceu pescando na praia João Rosa, local onde encontra o seu sustento.

“Desde pequeno eu pesco. Me criei aqui. Toda a minha família é daqui. É uma cidade pacata, muito boa de morar. Agora está crescendo bastante também, graças a Deus. E a pesca faz parte de Biguaçu também. Agora deu uma caída, mas somos mais de 250 pescadores profissionais. Meu falecido pai era pescador, muita gente da pesca profissional já se foi. Mas aqui todo mundo trabalha junto.”

Cidade viveu crescimento expressivo nos últimos anos

Com uma população que valoriza suas origens, Biguaçu também projeta um futuro promissor. O censo de 2022 indicou que o município tinha 76.773 habitantes, com uma população estimada de 82.028 em 2024.

Em comparação com o censo de 2010, quando eram 58.206 moradores, houve um aumento de quase 24 mil pessoas – o que representa 41% de crescimento.

De 2021 a 2025, o número de empresas ativas no município saltou de 13 mil para 15 mil. Já o total de trabalhadores com carteira assinada cresceu de 17 mil para 20,5 mil.

“Esses números são resultado de um trabalho contínuo de desburocratização e capacitação. O programa Qualifica Biguaçu tem sido essencial nesse processo”, afirmou o prefeito Salmir da Silva.

Segundo pesquisa do Sebrae, Biguaçu é a quarta cidade que mais empreende em Santa Catarina.

“A gente acompanha, através do Caged, a evolução do número de empregos formais e de empresas abertas. Isso mostra que estamos no caminho certo, criando um ambiente favorável para o empreendedorismo e a geração de renda”, pontuou Salmir.

Além do desenvolvimento econômico, o prefeito destaca a qualidade de vida. Segundo ele, Biguaçu foi apontada como a terceira cidade com melhor qualidade de vida da Grande Florianópolis, resultado de investimentos em saúde, educação, segurança pública e assistência social.

“A gente vem trabalhando para oferecer toda uma estrutura de atendimento para a população, buscando desenvolver a cidade sem perder suas características e mantendo qualidade de vida. Estamos obtendo bons resultados”, ressaltou.

História de Biguaçu

A trajetória de Biguaçu começou em 1748, quando imigrantes portugueses vindos do Arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira se assentaram na região conhecida como São Miguel da Terra Firme. A criação da freguesia de São João Evangelista, em 1882, marca o início da formação da atual cidade, que só teve a sede do município oficialmente transferida de São Miguel para Biguaçu em 22 de abril de 1894, já durante o período republicano.

BigFest agita o fim de semana

Para celebrar seus 192 anos, Biguaçu promove a BigFest, evento que reúne moradores e visitantes em uma programação diversificada. Shows, gastronomia, atividades culturais e exposições integram o calendário comemorativo, que movimenta a cidade e reforça o sentimento de pertencimento da comunidade.

Tarde dançante dos idosos, que abriu a festa de 2025 na quarta-feira – Foto: Divulgação/ND

Programação

Sábado, 17 de maio (Sábado da Família)

  • 12h – Abertura dos portões
  • 14h às 18h – Exposição de viaturas da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) e de equipamentos e viaturas do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)
  • 14h30 – Show nacional da dupla Patati Patatá
  • 15h30 – Apresentação do Canil da PMSC
  • 16h – Apresentação Brinca Meu Boi
  • 16h às 18h – Ação com a Cavalaria da PMSC
  • 17h – Corte do Bolo
  • 17h30 – Shows com bandas locais
  • 23h30 – Show nacional da dupla Fernando & Sorocaba

Domingo, 18 de maio

  • 12h – Abertura dos portões
  • 14h às 21h30 – Domingo do pagode, com quatro bandas locais
  • 22h – Show nacional da banda Atitude 67
Bookmark the permalink.