Missa Conga: saiba como é a celebração feita há quase 50 anos pelo mesmo frei em MG


Missa será realizada neste domingo (18), a partir das 14h, no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis. Missa Conga com o Frei Leonardo; imagem de arquivo
Diocese de Divinópolis/Divulgação
A tradicional Missa Conga, uma mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia, será celebrada neste domingo (18), a partir das 14h no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis. Veja a programação abaixo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
A Missa Conga chega à 48ª edição. É celebrada desde o início pelo frei Leonardo Lucas. Com 83 anos, morador de Belo Horizonte, o frei não abre mão de vir à Divinópolis para a celebração. Para o religioso a missa Conga é especial e faz parte da sua história.
“Tenho um sentimento de amor, porque os nossos congadeiros me acolheram de braços abertos, tive muita alegria e felicidade de poder estar com eles. Felicidade de louvar o Senhor com eles e pedir à Nossa Senhora do Rosário, à Santa Efigênia e a São Benedito que nos protejam e abençoem”, destaca.
Segundo o frei Leonardo Lucas, a primeira missa Conga foi realizada em 15 de maio de 1977. Na ocasião, um grupo de amigos do frei saiu à procura dos congadeiros da cidade para convidá-los a participar de uma missa especial.
“Foi através de uma amizade profunda com o professor e antropólogo José Alaor Bueno de Paiva , juntamente outras pessoas que saíram atrás dos congadeiros para que fizéssemos no Santuário a primeira Missa Conga”, acrescenta.
Congadeiros saem em procissão após a missa no Santuário
Diocese de Divinópolis/Divulgação
Com o passar dos anos, a celebração ganhou a participação de diversas guardas de reinado, também são conhecidas por congadeiros. A festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia lembra a proteção dos santos aos escravizados.
Estão previstas as participações das guardas de Moçambique, Congo, Catupé, Vilão e Marinha na celebração deste domingo.
Programação
13h: chegada e concentração dos congadeiros na porta do Santuário;
14h: celebração da Missa Conga, com os freis Leonardo Lucas e José Agnaldo;
15h30: procissão pela Avenida 21 de Abril, Rua São Paulo e Rua Minas Gerais;
16h: café de São Benedito, no Centro Cultural do Povo, na praça Governador Benedito Valadares. Em seguida, as guardas e os Estados da Coroa de todas as irmandades participantes voltarão em cortejo para o Largo do Rosário.
Missa Conga será realizada neste domingo (18) em Divinópolis
Diocese de Divinópolis/Divulgação
“Vamos fazer uma oração especial principalmente por aqueles que têm mais dificuldade em viver, vamos pedir pelas mães e também pedir para que não haja nunca mais qualquer tipo de trabalho escravo na nossa terra, onde se comemora os 137 anos da Lei Áurea”, encerrou o frei Leonardo.
A celebração tem o apoio da Congregação das Irmandades Congadeiras de Divinópolis (CongaDiv) e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Frei Leonardo está à frente da Missa Conga desde a sua criação na cidade
Diocese de Divinópolis/Divulgação
ARQUIVO: Há 10 anos, o Bom Dia Minas registrou a Missa Conga em Divinópolis.
Missa Conga marca início de comemorações do aniversário de 103 anos de Divinópolis
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Bookmark the permalink.