Bandeira Azul e quase desertas: 5 praias de Balneário Camboriú para quem quer fugir do óbvio

Foto mostra vista do alto da estrada que leva para Taquarinhas, uma das praias de Balneário Camboriú

A Rodovia Interpraias guarda lindas paisagens das praias de Balneário Camboriú. – Foto: Alfabile/PMBC/Divulgação

Quando se fala em Balneário Camboriú, a imagem que vem primeiro à cabeça é a do principal cartão-postal da cidade: a orla da Praia Central. Mas, para além dos arranha-céus e da vida agitada do Centro, a cidade guarda uma diversidades de praias que nem todos conhecem.

Longe do burburinho da Praia Central, as praias de Balneário Camboriú Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro, Estaleirinho e Pinho revelam um lado mais natural e exclusivo do litoral catarinense, atraindo aqueles que buscam refúgio e contato com a natureza.

Três delas, inclusive, são há anos agraciadas com a Bandeira Azul, certificação ambiental internacional. O acesso a todas as praias citadas é feito pela rodovia Rodesindo Pavan, conhecida como Interpraias.

5 praias de Balneário Camboriú para quem quer fugir do óbvio

1 – Taquaras

Foto mostra faixa de areia da Praia de Taquaras

Praia Taquaras é uma opção muito procurada para fugir do agito – Foto: Alfabile/Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação

A primeira das praias de Balneário Camboriú indicadas para fugir do óbvio é a de Taquaras, com sua extensa faixa de areia grossa e mar de tombo, preserva um charme rústico e intocado. As belezas naturais e preservação garantem a o selo Bandeira Azul para a praia, reconhecimento internacional.

Suas ondas atraem surfistas em busca de desafios, enquanto os restaurantes à beira-mar servem frutos do mar frescos com vista panorâmica. O acesso, feito por uma estrada sinuosa em meio à vegetação, já prepara o visitante para a beleza que está por vir.

2 – Taquarinhas

Praia de Taquarinhas

Praia de Taquarinhas tem uma extensão mais enxuta, porém bela. – Foto: Celso Peixoto/Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação

Vizinha de Taquaras, a Praia de Taquarinhas encanta pela sua pequena extensão e beleza selvagem. Envolta por costões rochosos cobertos de vegetação, essa joia escondida oferece um refúgio de tranquilidade.

O acesso é feito por trilha ou barco, garantindo a preservação de sua atmosfera isolada, tornando-a ideal para quem busca privacidade e contato íntimo com a natureza. Os terrenos da praia foram, recentemente, leiloados. 

3 – Estaleiro

Praia do Estaleiro

Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação/Santur/ND

Mais uma praia com Bandeira Azul, o Estaleiro se destaca por sua beleza natural e infraestrutura sofisticada. Com uma faixa de areia clara e mar calmo em alguns trechos, atrai famílias e casais em busca de relaxamento.

Hotéis boutique e restaurantes charmosos complementam o cenário, oferecendo uma experiência mais exclusiva.

4 – Estaleirinho

Praia do Estaleirinho

O Estaleirinho compreende uma faixa de areia com 700 metros de extensão, dando vista para águas fortes e límpidas – Foto: Ivan Rupp/Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação/ND

Ao lado do Estaleiro, a Praia do Estaleirinho, com sua curta extensão, impressiona pela beleza concentrada. Suas águas calmas e transparentes, emolduradas por rochas e vegetação exuberante, criam um cenário paradisíaco.

É um local perfeito para banhos relaxantes e para quem busca um ambiente mais intimista e reservado. É a terceira praia com Bandeira Azul da cidade, ou seja: qualidade da água é garantida por lá.

5 – Pinho

Praia do Pinho vista do alto

Praia do Pinho foi a primeira reconhecida como praia naturista no Brasil – Foto: Divulgação/BC Convention/ND

Conhecida nacionalmente como uma das primeiras praias de naturismo do Brasil, a Praia do Pinho oferece um ambiente de liberdade e respeito à natureza.

Sua beleza cênica, com mata nativa preservada e águas cristalinas, atrai visitantes de diversas partes do mundo. O Pinho também se destaca por ser um ponto que atrai a pesca da tainha, tradicional na região a partir de maio.

 

 

Bookmark the permalink.