Vice-governador do RJ, Thiago Pampolha é indicado para o TCE e abre caminho para candidatura de Rodrigo Bacellar em 2026


Rompido com Cláudio Castro, Pampolha deixará a linha sucessória, ampliando influência do presidente da Alerj no governo. Cláudio Castro e Thiago Pampolha
Reprodução/TV Globo
O governador Cláudio Castro (PL) oficializou, no início da tarde desta segunda-feira (19), a indicação do nome do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Caso a nomeação seja aprovada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Pampolha precisará renunciar ao cargo no governo, abrindo caminho para que o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), passe a ser o primeiro na linha sucessória de Castro.
A mensagem do governo com a indicação de Pampolha foi enviada para a Alerj no início desta tarde, e será publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Legislativo ainda nesta segunda.
Bacellar é pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026. A indicação de Pampolha para o cargo no TCE é parte de um acordo alinhado para dar mais visibilidade ao presidente da Alerj, que deverá ganhar um protagonismo cada vez maior em ações e entregas do Governo do Estado nos próximos meses.
A expectativa é que Bacellar assuma o governo de forma definifiva ainda no primeiro semestre do ano que vem, com a renúncia de Cláudio Castro para concorrer a um cargo no Legislativo. Assim, Bacellar concorreria à reeleição, já no cargo de governador.
Rodrigo Bacellar (União Brasil)
Octacílio Barbosa/Alerj
A vaga para Thiago Pampolha foi aberta nesta segunda-feira com a aposentadoria compulsória do conselheiro José Mauricio Nolasco, que completou 75 anos de idade. Thiago Pampolha tem 38 anos de idade e atualmente está filiado ao MDB, partido que precisará deixar para assumir o cargo na corte de contas. Antes de ser vice-governador ele já ocupou as pastas de Meio Ambiente e de Esportes.
Desde fevereiro de 2024 Pampolha e Claudio Castro estavam rompidos, um dos motivos pelos quais Bacellar passou a ser o preferido do governador para sucedê-lo.
Tramitação
A mensagem com a indicação de Pampolha será analisada nesta terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Em seguida, a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, realiza uma sabatina com o indicado. As duas são presididas pelo deputado Rodrigo Amorim (União), um dos aliados mais próximos de Bacellar.
A nomeação precisa ainda ser aprovada em plenário, com votos de ao menos metade dos deputados presentes na sessão. Essa votação deverá acontecer na sessão de votações da próxima quarta-feira (21), a partir das 15h.
A expectativa é que a nomeação seja aprovada sem dificuldades, em um plenário que reelegeu Rodrigo Bacellar por unanimidade no início do ano.
Bookmark the permalink.