Cidade do Sul de SC cresce 59% acima da média estadual na abertura de empresas

Imagem de Criciúma visto de cima, para fazer referência, a cidade do Sul de SC cresce 59% em comparação com a média estadual

Cidade do Sul de SC cresce 59% acima da média estadual – Foto: Divulgação/ND

No mês de abril deste ano, o município de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, registrou a abertura de 701 novas empresas, superando as 608 abertas no mesmo mês em 2024. Os dados representam um crescimento de 3,09%, conforme a Receita Federal.

Cidade do Sul de SC cresce 59% acima da média estadual

Em Santa Catarina, o aumento da abertura de empresas no mesmo período (de 22.810 em abril de 2024 para 23.254 em abril de 2025) foi de 1,95%. Isso representa uma taxa de crescimento do município criciumense, em comparação com a média estadual, de quase 59%.

Outro indicador de destaque é o tempo médio para a formalização de empresas. Enquanto no estado o processo leva em média um dia, na cidade, o tempo médio de abertura é de apenas duas horas.

“O resultado comprova que estamos no caminho certo, investindo em tecnologia, desburocratização e atendimento de qualidade ao empreendedor. Nosso compromisso é seguir criando um ambiente fértil para quem quer investir, crescer e gerar empregos em Criciúma”, afirma o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Entre as 701 novas empresas abertas em abril, a maioria foram Meis (Microempreendedores Individuais), com 497 registros, seguida por sociedades limitadas, com 182 novas empresas abertas.

Imagem de uma indústria, para fazer referência ao tema da matéria e de como Criciúma está recrescendo no ramo empresarial

Cidade do Sul de SC cresce 59%: Criciúma possui 35.619 empresas ativas – Foto: Divulgação/ND

Município de Criciúma é um dos principais polos de SC

Atualmente, Criciúma conta com 35.619 empresas ativas, consolidando-se como um dos principais polos de desenvolvimento econômico de Santa Catarina. No primeiro quadrimestre de 2025, foram abertas 3.135 novas empresas, um crescimento de mais de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, os números refletem uma política pública contínua de incentivo ao empreendedorismo.

“Temos trabalhado de forma integrada com as demais secretarias para facilitar o acesso aos serviços, orientar quem quer abrir seu negócio e estimular a formalização. O empreendedor encontra em Criciúma um ambiente inovador, eficiente e pronto para apoiar o crescimento”, concluiu.

Imagem de uma pessoa trabalhando em casa, olhando papéis e mexendo no computador, para fazer referência com o aumento de abertura de Meis na cidade

Cidade do Sul de SC cresce 59% acima da média estadual com 497 registros de Meis – Foto: Freepik/ND

Bookmark the permalink.